Chá de canela: Benefícios e se é Abortivo
A canela é uma especiaria que veio da Ásia, da região do Sri Lanka e é muito usada como tempero para alimentos doces, salgados e até bebidas.
O chá de canela pode ser preparado com a canela em pó ou pau e tomado com outros ingredientes ou puro.
Aprenda mais sobre a canela e se é perigosa na gravidez.
Benefícios do chá de canela
Previne o envelhecimento precoce
O consumo da canela foi relacionado à prevenção do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Isso devido as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pela presença de manganês, ferro e cálcio que neutralizam os radicais livres, ligados ao envelhecimento.
Combate resfriados
O chá de canela combate os sintomas do resfriado e também previne o problema. Isso ocorre porque a canela estimula o sistema imunológico ajudando com infecções respiratórias.
Controla o colesterol
O chá de canela é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que estão relacionadas a diminuição do colesterol.
Uma pesquisa publicada por uma revista norte-americana com 60 pessoas observou o consumo de canela por 40 dias que contribuiu para a diminuição do colesterol total de cada pessoa.
Auxilia no emagrecimento
A canela atua na insulina do corpo que está relacionada a maneira com que os alimentos são metabolizados no organismo humano, por isso, o chá de canela pode ser um forte aliado do emagrecimento.
Previne e controla o diabetes
Na canela é possível encontrar o cromo, substância conhecida por melhorar a sensibilidade do corpo à insulina.
Esse benefício pode ajudar pessoas que já tenham resistência à insulina, pré-diabetes ou diabetes no controle glicêmico, evitando picos na glicemia.
Chá de canela é abortivo?
O chá de canela também tem a fama de causar aborto quando é consumido em grandes quantidades por grávidas, porém, não existem estudos que comprovem ou descartem esta possibilidade.
De qualquer forma, alguns médicos indicam que as mulheres evitem o chá em qualquer fase da gravidez.
Na verdade, ainda não há provas de que o chá de canela possa prejudicar uma gravidez, mas em todo caso o melhor é evitar essa bebida que é muito forte.
Existem pessoas sensíveis à canela e elas sim devem evitar a todo custo a ingestão do chá de canela, não só durante a gravidez como também por toda a vida.
Pequenas porções de canela podem não fazer mal a uma grávida e ao seu bebê, mas em todo caso é bom evitar problemas.
Portanto, o chá de canela oferece muitos benefícios para todas as pessoas, mas no período de gestação ele deve ser evitado para que não ocorram problemas na gravidez.
MAIS ARTIGOS: