Estudo Aponta qual o Intervalo Ideal entre uma Gravidez e Outra

Quando uma mulher tem um bebê e já pensa em ter outro, ela precisa saber que não é saudável ter uma gravidez em seguida da outra. Mas qual é o intervalo ideal entre uma gravidez e outra para não ter problemas.

Na realidade, muitas mulheres que têm filhos seguidos são saudáveis e os bebês nascem sem nenhum problema.

Porém, o indicado é esperar alguns meses para engravidar novamente.

Qual o período ideal entre uma gravidez e outra

Aguardar 18 meses de uma gravidez para outra diminui os riscos para a saúde da mulher e do bebê. Isso foi o que descobriu uma nova pesquisa publicada no periódico científico JAMA Internal Medicine.

O estudo descobriu um aumento nos riscos para a criança e para a mãe quando as gestações são muito próximas, inclusive para mulheres com mais de 35 anos.

Segundo a pesquisa, mães com 35 anos ou mais que engravidaram seis meses depois do parto tiveram um risco de 1,2% de mortalidade materna ou morbidade grave, com registros de 12 casos a cada mil gestações e uma chance de 6% de dar a luz de forma prematura. Já no intervalo de 18 meses entre uma gravidez e outra diminuiu o risco para apenas 0,5% e 3% respectivamente.

Mulheres de 20 a 34 anos que engravidaram seis meses após o nascimento tiveram um risco de 8,5% de parto prematuro, já as que esperaram 18 meses viram o risco cair em quase 5%.

Como foi realizado o estudo

Para chegar a conclusão de que o melhor é que a mulher espere 18 meses entre uma gravidez e outra.

Pesquisadores analisaram quase 150 mil registros médicos do Canadá, tais como dados de hospitalização e infertilidade e certidões de nascimento.

De acordo com especialistas, os perigos podem ser causados ou piorados pela demora do corpo em se recuperar.

Outro fator de risco é a falta de acompanhamento pré-natal em gravidezes indesejadas.

A recomendação é clara: melhorar o acesso ao uso contraceptivo pós-parto e evitar relações íntimas desprotegidas.

A pesquisa afirma que se a mulher esperar 18 meses para engravidar novamente, é quase certo que ela e seu filho ficarão saudáveis e não correrão riscos, mas isso não quer dizer que a mulher não possa engravidar no intervalo que desejar entre uma gestação e outra.

Os 18 meses, ou seja, um ano e seis meses certificam que o corpo da mulher está totalmente curado da gestação passada e assim está preparado para receber um novo bebê, mas isso vai depender de cada mulher.

Portanto, esperar 18 meses entre uma gravidez e outra é o ideal para ter uma gestação saudável e com menos riscos. Lembrando que isso foi certificado em uma pesquisa, mas não quer dizer que é uma verdade incontestável.

Advertisement