Como ter um Sono Calmo Durante a Gravidez

Ao ficar grávida, a mulher passa por diversas coisas que atrapalham seu dia a dia, inclusive, até atrapalhando o sono.

Tudo inicia com aquele cansaço comum no primeiro trimestre da gestação, que faz com que a mulher morra de vontade de dormir até durante o trabalho. A sonolência ocorre devido ao aumento de níveis de progesterona.

O sono das grávidas, muitas vezes é atrapalhado por enjoos e ansiedade e com o passar do tempo, as grávidas vão ficando com as barrigas maiores e diminuem as alternativas de posições para dormir.

Dicas para ter um sono calmo durante a gravidez

Enjoo e Azia

O enjoo e a azia são dois sintomas muito comuns na gravidez e para evitar que eles atrapalhem na hora de dormir. Basta comer refeições em porções menores a cada três horas; não ingerir líquidos durante as refeições, nem bebidas quentes ou com gás.

Opte por consumir carboidratos leves, como batatas ou torradas, que são de fácil digestão.

Evite lavar as roupas de cama com produtos de limpeza com aromas fortes e não se deitar logo depois das refeições.

Se os enjoos e as náuseas aumentarem quando for escovar os dentes, troque a marca da pasta de dente.

Ansiedade

A ansiedade é outro problema enfrentado pelas grávidas e não existe fórmula mágica para acabar com ela nesse período.

Para diminuir a ansiedade para dormir bem, a dica é investir em chás, uma música calma ou ler um livro antes de dormir.

Especialistas aconselham que as grávidas preparem o quarto para dormir, diminuindo o barulho e a luminosidade do cómodo, além de ter que evitar o uso de tablets, computadores, televisores e celulares uma hora antes de deitar.

Se nada adiantar para diminuir a ansiedade e melhorar o sono, as grávidas devem recorrer a outras técnicas como: acupuntura, ioga, massagens ou musicoterapia.

Posição de Dormir

Outro problema enfrentado pelas gestantes na hora de dormir é a escolha da posição por causa da barriga.

Especialistas dizem que a melhor posição para as grávidas poderem dormir com calma é de lado, virada para a esquerda. Isso é porque do lado direito do útero passam os dois maiores vasos sanguíneos do organismo, que são a artéria aorta e a veia cava.

Quando a grávida comprime essas regiões, o fluxo sanguíneo é comprometido.

Procure usar travesseiros macios entre os joelhos, nas costas, abaixo da barriga ou aonde quiser. O importante é ficar confortável para dormir.

Idas ao Banheiro

Mulheres grávidas costumam fazer xixi a toda hora durante a noite o que atrapalha muito o sono. Então as gestantes devem evitar beber líquidos perto da hora de dormir, em especial bebidas com cafeína.

Para poder dormir em paz, as grávidas devem evitar os medos e pesadelos, para isso, o indicado é tomar um banho relaxante antes de dormir, além de chá de camomila ou hortelã.