O Que É O Tampão Mucoso?

No final da gravidez o corpo da grávida começa a dar sinais que a hora do parto está quase a acontecer.

O sinal mais associado a esta reta sinal são as contrações, mas existem outros como a saída do tampão mucoso.

O tampão mucoso, rolhão mucoso ou rolha Schroeder são alguns dos nomes dados ao muco produzido no colo do útero durante toda gestação.

Ele serve para proteger o próprio útero de possíveis infeções.

Muitas grávidas assustam quando este sai, especialmente quando bem acompanhado de raios de sangue.

Com quantas semanas sai o tampão mucoso?

O tampão mucoso não é igual em todas as mulheres, nem tem uma semana ou período específico para sair. Em alguns casos sai algumas semanas antes do dia do parto, em outros sai algumas horas depois.

Pode ter coloração esbranquiçada, rosa, marrom ou vermelha. Tem o aspeto do corrimento vaginal mas mais grosso. Pode sair numa grande quantidade ou sair em pequenas quantidades ao longo de vários dias. O tampão mucoso costuma ter a cor e a textura da clara de ovo crua.

Algumas grávidas nem chegam a expulsar o tampão mucoso. Ele pode sair quando for ao banheiro, ficar na calcinha ou então sair depois de ter relações. Muitas mulheres nem se apercebem da sua saída.

A perda do tampão mucoso não quer dizer que você já esteja em trabalho de parto, nem representa qualquer risco para si ou para o seu bebe.

No caso da saída do muco antes das 37 semanas de gestação, deve informar ou consultar o seu médico para descartar uma ameaça de parto prematuro.

As últimas semanas de gravidez são sempre um misto de ansiedade e receio, as futuras mamãs desejam ter o seu bebe nos braços e, ao mesmo tempo, garantir que tudo corre bem e o bebe é saudável

Advertisement