Dicas para Atenuar manchas no Rosto na Gravidez
A gravidez provoca alterações hormonais que levam ao aparecimento de alguns problemas bastantes comuns na gravidez, como as manchas no rosto.
É comum o aparecimento de manchas na pele durante a gravidez. Pode ocorrer o a agravamento de manchas conhecidas como melasmas, denominadas de cloasma gravídico.
A causa não é conhecida, algumas mulheres não têm qualquer problema outras ficam com a cara bastante marcada.
Estas manchas são mais comuns no rosto, mas podem aparecer em outras partes do corpo.
O mais comum é o aparecimento destas manchas a partir do fim do terceiro trimestre de gestação.
Como tirar as manchas escuras do rosto na gravidez
Infelizmente ainda não há cura para o problema, o melhor a fazer é prevenir o seu aparecimento.
O sol e o calor são os piores inimigos das manchas no rosto. Deve aplicar diariamente um protetor solar de fator elevado. O protetor solar deve ser usado todos os dias e não apenas nos dias de sol.
Paralelamente, deve ter cuidados especiais como evitar, o máximo possível, a exposição ao sol, principalmente entre as 10 e as 17horas. Deve ainda usar chapéu e evitar a exposição direta aos raios de sol
O aparecimento do cloasma ou “pano” pode ser hereditário, por isso, informe-se sobre a possibilidade de vir a sofrer deste problema com a sua mãe e avós. Saber que existe o risco é uma forma de prevenir o mais cedo possível e evitar comportamentos de risco.
O ácido fólico é muito importante durante a gravidez, no caso das manchas do rosto ele ajuda imenso a atenuar o seu aparecimento. Faça uma alimentação rica em ácido fólico e também o suplemento. Qualquer medicação deve ser sempre tomada com o aconselhamento médico.
As manchas costumam atenuar e até desaparecer cerca de 4 a 6 meses depois do parto. Em alguns casos as manchas mantém-se. Em qualquer dos casos deve recorrer a um bom dermatologista.