Como Colocar os Filhos para Dormir

Quando uma criança chega a casa é motivo de alegria, porém, é preciso estar preparado para todas as situações incluindo a dificuldade para colocar o filho para dormir que acontece na maioria das famílias.

Dormir é muito importante especialmente quando se é criança porque boas noites de sono ajudam no crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos, contudo muitos pais não sabem como colocar os filhos para dormir e acabam perdendo boa parte da noite com tentativas frustradas.

Como colocar os filhos para dormir

Estudos feitos por uma empresa de pneus e automóveis chamada Mycar comprovou que os pais dirigem cerca de 1500 quilômetros por ano para fazer os filhos dormir.

Esse estudo revelou também que 3 em cada 5 pais acreditam que dirigir é o melhor dica para fazer a criança dormir, porém, com a insegurança e alta no combustível vale a pena apostar em outras dicas e truques para colocar o filho para dormir.

  1. Rotina

Saber a hora de comer, brincar, dormir é muito importante para as crianças porque a repetição e rotina dar segurança, sendo que, não precisa controlar os horários com muita rigidez.

Contudo chegando a noite o pequeno vai perceber que já está chegando o momento de ir para cama e já deve ir se preparando.

  1. Evite atividades agitadas

Para a criança ter uma noite tranquila e conseguir pegar logo no sono é importante que ela esteja calma, sendo assim, evite antes de dormir brincadeiras com muita movimentação, programas de TV que possam causar medo, entre outras coisas que deixe a criança agitada.

  1. Não coloque a criança para dormir no colo

Ninar o filho é uma experiência muito boa, porém, deixá-lo adormecer no colo é um erro comum dos pais, pois, o recomendado é que ele adormeça aonde vai acordar, já que, ao adormecer no colo pode acordar ao ser colocado no berço.

O indicado é levar a criança ainda acordada para o berço, deixá-la por alguns minutos e voltar para que ela se sinta segura e não tenha a sensação de abandono.

  1. Dormir na cama dos pais não é certo

Quando a criança já está mais crescida e consegue sair do berço ou dorme na cama começa as visitas ao quarto dos pais, porém, os especialistas recomendam não deixar as crianças dormir na cama dos pais porque se eles cederem uma vez vai fazer com que essa situação se repita diariamente.

O recomendado é levar a criança de volta para o quarto dela quantas vezes for preciso e ficar até ela adormecer.

  1. Medo do escuro

O medo do escuro é comum na maioria das crianças, mas a luz acesa altera a produção do hormônio que induz o sono.

Sendo que, pode conversar com o pequeno e explicar que não tem motivo para ter medo do escuro, mas se mesmo assim se sentir insegurança pode deixar acessa uma luz baixa, um abajur ou até mesmo usar tomadas ou bichinhos iluminados.

  1. Sonecas diurnas podem atrapalhar o sono da noite

Nos primeiros anos de vida é comum as crianças sentirem sono durante o dia porque o crescimento rápido gera mais sono, sendo que, as sonecas mais comuns são as pela manhã e depois do almoço.

Conforme vão crescendo a necessidade de dormir durante o dia diminui.

Para que as sonecas não atrapalhem o sono da noite o indicado é que aconteçam antes das 16 horas, porque assim dá tempo de sentir sono novamente.

  1. Rotina da casa

Ter criança pequena em casa exige alguns sacrifícios e compromete a rotina de toda família, pois, mesmo tendo uma casa grande fica difícil o bebê dormir se os pais estão vendo TV e os irmãos mais velhos ouvindo música ou no vídeo game.

Crie uma rotina para toda a família e dormir cedo será bom para todos.

  1. Não coloque medo nas crianças

Nessa fase é indispensável ter muita paciência e mesmo a criança tendo muita dificuldade para dormir não é bom colocar medo nas crianças usando figuras clássicas como o bicho papão, pois, o medo vai fazer com que elas durmam mal e se tornem crianças inseguras.

  1. Ambiente propício para o sono

Na hora de montar o quartinho do bebê é importante ter em mente que esse deve ser um espaço de descanso.

Os especialistas recomendam não colocar no quarto TV, computador, videogames ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar o sono da criança.

  1. Ritual para o sono

Os pais são fundamentais na hora de colocar a criança para dormir, contar uma historinha sempre gera bons resultados.

Pode também conversar um pouco com o pequeno ou colocar uma música leve, esses momentos com o filho também ajudam a reforçar os laços de afeto.

Advertisement