7+ Dicas para uma Gravidez Saudável
A gravidez é algo muito natural, o corpo prepara-se para acomodar o crescimento de um bebé por 9 meses. O corpo da mulher sofre transformações visíveis como o aumento da barriga, o aumento dos seios, mas também passa por uma série de transformações hormonais.
Uma mulher e uma gravidez saudáveis não querem muitos cuidados, ou seja, pode manter a sua vida e ritmo normais. Mas sem não esquecer as recomendações médicas, ter alguns cuidados com a sua alimentação e não deixar de fazer exercício como caminhadas. Manter-se ativa é importante.
Longe vai o tempo em que as pessoas pensavam que a grávida devia comer por 2, o aumento de peso aconselhado durante a gestação é entre 9 a 12 kg. Veja aqui mais algumas dicas para uma gravidez saudável.
Como Ter uma Gestação Saudável e Tranquila
Para manter o aumento de peso dentro dos limites deve fazer uma alimentação saudável e equilibrada. Deve comer muitos legumes, frutas, peixe, carnes brancas. Claro que pode comer um doce, um bolo ou fazer asneiras desde que o faça de forma moderada e responsável.
As grávidas devem aumentar o consumo de líquidos por dia, nos dias normais cerca de 2 litros no dia de muito calor 2,5 a 3 litros. A bebida mais recomendada é a água mas pode optar por sucos naturais e alguns chás ( indicados pelo médico porque alguns não são recomendados na gravidez.
Durante a gravidez deve fazer pequenas refeições ao longo do dia, numa gravidez normal não deve ficar mais de 3 horas sem comer, o ideal é fazer lanches de 2 em 2 horas.
Importante
A maioria das mulheres não é imune à toxoplasmose. Este teste é feito antes da gravidez ou então no inicio, se não for imune deve ter cuidado com todos os alimentos que não são cozinhados como frutas, legumes crus. Pode continuar a comer estes alimentos desde que os lave muito bem. Como não sabe o nível de higiene dos restaurante não deve comer estes alimentos fora de casa. Deve ainda ter cuidado no manuseamento de terra de fezes de gatos.
Algumas pessoas associam a toxoplasmose à proibição/ cuidado em comer queijos e enchidos. O problemas destes alimentos é a Listeria que é um agente infeccioso que pode trazer problemas e infecção ao feto. Os enchidos só devem ser consumidos se forem cozinhados.
Para controlar da melhor forma possível problemas alimentares e intoxicações, o ideal é comer tudo cozinhado e bem passado. Deve evitar o peixe cru como o do sushi, carnes muito mal passadas, mariscos cozinhas ( preferencialmente em casa) e evitar ovos crus. Pode guardar o desejo para depois.
Não consumir álcool ou tabaco.
Deve sempre seguir as recomendações médicas
MAIS ARTIGOS: