Dicas Para Manter o seu Bebé em Segurança no Berço

O berço é um local que se quer de conforto e descanso para o bebé. Como tal, é essencial garantir a total segurança da criança dentro do berço.

De modo a reduzir o risco de ocorrência de Síndrome de Morte Súbita Infantil ou de asfixiamento, é importante seguir algumas dicas.

Descubra de seguida os nossos conselhos sobre como manter o seu bebé em segurança quando está a dormir no berço.

Como manter o seu bebé em segurança no berço

Antes de mais, uma das dicas mais importantes sobre como manter o seu bebé em segurança no berço é escolher um móvel adequado e com todas as especificações exigidas legalmente

Outra dica importante é nunca colocar o berço do bebé perto de janelas ou de cortinas. Os puxadores das persianas e as cortinas podem ser um perigo real, já que se o bebé se enrolar nelas, pode ficar estrangulada. Além do mais, as crianças tendem a surpreender-nos com as suas capacidades, e como tal, nunca deixe a janela aberta junto ao berço.

Quando colocar o seu bebé no parque, evite colocar fios, babetes, chupetas ou mordedores no seu pescoço, pois ao movimentar-se eles podem ficar presos nalgum local do berço e provocar o seu estrangulamento.

Quando colocar o seu bebé no berço, ponha sempre a parte movível para o topo, de modo a garantir que a criança não caia. Como referimos atrás, os bebés estão em constante evolução, e quando menos esperamos, elas já conseguem fazer coisas que não imaginávamos que conseguissem logo.

Outra dica muito importante para manter o seu bebé em segurança no berço é colocar o colchão na sua posição mais baixa, retirar brinquedos de maior dimensão e almofadas grandes, pois poderão servir de suporte para a criança subir e sair do berço.

Relativamente ao colchão do berço, evite usar capas de plástico de proteção pois poderão em certas situações levar ao asfixiamento da criança.

Siga estas dicas e promova a segurança do seu bebé quando estiver no berço.