Como Estimular a Fala do Bebê

Toda mãe e todo pai adora ter um bebezinho fofo nos braços. Quando o pequeno nasce é alvo de carinho por todos os lados. Entretanto, as preocupações começam poucos meses depois, porque os pais querem que a criança ande e fale e quando isso demora, eles ficam preocupados.

Falar é um dom que todo ser humano saudável tem. Porém, os pais não devem apressar a fala dos filhos, pois, isso pode prejudicar muito essa fase da criança.

Veja algumas dicas para estimular a fala dos mais pequenos, mas a dica mais importante é a paciência.

Como estimular a fala do bebê

Especialistas afirmam que o desenvolvimento da fala acontece quando a criança tem entre 1 ano e 8 meses e 1 ano e 9 meses. Algumas crianças mais apressadas falam mais cedo, mas o normal é depois de um ano e meio.

Não tem segredo para estimular a fala da criança. A dica é falar muito perto dela, e de preferência, na forma correta da linguagem, ter paciência e muito amor e carinho pelo bebê.

Nada de ficar pressionando a fala da criança, pois, até os dois anos é normal a fala começar. Se passar dos dois anos e a criança não falar nenhuma palavra, então é hora de procurar um pediatra.

Mãe se preocupa com fala do filho

Uma mãe enviou para um site uma dúvida relacionada à fala do seu bebê. Ela contou que o garoto está com 1 ano e 6 meses e fala somente duas palavras e quando ele quer alguma coisa ele aponta. A especialista disse que isso é normal e o que importa é que a criança entende o que os pais dizem e apontando ele se faz entender. A especialista ainda afirmou que o menino se comunica do jeito dele e está tudo certo.

Não apresse o filho para que ele fale e nem demonstre que está ansiosa, porque isso pode prejudicar na etapa do início da fala.

Especialistas querem que os pais saibam que 2 anos é a idade em que os bebês começam a formar falas com no mínimo duas palavras.

Pressionar a criança jamais

Os pais precisam ter em mente que não podem apressar as crianças em fase alguma da vida delas. Se elas se sentirem muito pressionadas podem ficar nervosas e isso pode fazer com que elas demorem mais para falar ou andar. Elas podem começar a falar e andar, mas não da maneira correta.

Bebês e crianças de todas as idades necessitam de muito carinho, compreensão e amor para que cresçam saudáveis e felizes. Os pais são as pessoas mais importantes na vida dos pequenos e eles devem passar confiança, segurança e orgulho para seus filhos.

Advertisement