Toda mãe e todo pai adora ter um bebezinho fofo nos braços. Quando o pequeno nasce é alvo de carinho por todos os lados. Entretanto, as preocupações começam poucos meses depois, porque os pais querem que a criança ande e fale e quando isso demora, eles ficam preocupados.
Falar é um dom que todo ser humano saudável tem. Porém, os pais não devem apressar a fala dos filhos, pois, isso pode prejudicar muito essa fase da criança.
Veja algumas dicas para estimular a fala dos mais pequenos, mas a dica mais importante é a paciência.
Especialistas afirmam que o desenvolvimento da fala acontece quando a criança tem entre 1 ano e 8 meses e 1 ano e 9 meses. Algumas crianças mais apressadas falam mais cedo, mas o normal é depois de um ano e meio.
Não tem segredo para estimular a fala da criança. A dica é falar muito perto dela, e de preferência, na forma correta da linguagem, ter paciência e muito amor e carinho pelo bebê.
Nada de ficar pressionando a fala da criança, pois, até os dois anos é normal a fala começar. Se passar dos dois anos e a criança não falar nenhuma palavra, então é hora de procurar um pediatra.
Uma mãe enviou para um site uma dúvida relacionada à fala do seu bebê. Ela contou que o garoto está com 1 ano e 6 meses e fala somente duas palavras e quando ele quer alguma coisa ele aponta. A especialista disse que isso é normal e o que importa é que a criança entende o que os pais dizem e apontando ele se faz entender. A especialista ainda afirmou que o menino se comunica do jeito dele e está tudo certo.
Não apresse o filho para que ele fale e nem demonstre que está ansiosa, porque isso pode prejudicar na etapa do início da fala.
Especialistas querem que os pais saibam que 2 anos é a idade em que os bebês começam a formar falas com no mínimo duas palavras.
Os pais precisam ter em mente que não podem apressar as crianças em fase alguma da vida delas. Se elas se sentirem muito pressionadas podem ficar nervosas e isso pode fazer com que elas demorem mais para falar ou andar. Elas podem começar a falar e andar, mas não da maneira correta.
Bebês e crianças de todas as idades necessitam de muito carinho, compreensão e amor para que cresçam saudáveis e felizes. Os pais são as pessoas mais importantes na vida dos pequenos e eles devem passar confiança, segurança e orgulho para seus filhos.