Como Proteger o Bebe do Sol

Uma das coisas mais importantes para todo o ser humano é a exposição ao sol, pois estar exposto diariamente aos seus raios possibilita, além de um bom bronzeado. Um estoque próprio de vitamina D, fundamental para a nossa saúde, em especial a da pele e dos ossos.

Esta vitamina é essencial para a síntese do cálcio, que nada mais é do que o principal material na fabricação e recuperação dos ossos.

As crianças pequenas, em especial os bebes, estão em fase de crescimento e precisam muito dessa exposição. No entanto, o sol está cada vez mais forte e para tomá-lo é preciso tomar uma série de cuidados para que os raios que trazem malefícios, como o UVA e o UVB, não peguem as crianças e os bebês em cheio, provocando problemas como as queimaduras e o câncer de pele.

É por isso que listamos dicas excelentes para que você cuide do seu filho da forma correta e que ele possa tirar apenas o que há de bom no sol.

Dicas para Proteger os Bebes do Sol

Cuidados iniciais

Os primeiros cuidados que se deve ter para evitar os principais problemas trazidos pelo sol é passar um filtro solar de fator 50 no mínimo. A cor da pele e a zona onde vive pode influenciar o fator de proteção solar.

A partir dos seis meses de idade os filtros solares devem ser baseados em cremes, sendo necessário passar o creme ao menos meia hora antes da exposição do bebê ao sol. Antes dos seis meses de vida o protetor solar deve ser evitado.

Como bebes com menos de seis meses de idade não podem usar protetores solares devido a extrema fragilidade da sua pele imatura.

O ideal é proteger essa criança com obstáculos físicos para o sol, como roupas que cubram todo o corpo, além de bonés e chapéus.

Além disso, não abra mão de sombrinhas e guarda-sóis.

Outra boa atitude é sempre procurar sombras naturais ou feitas pela arquitetura e não ficar tempo demais fora de casa com os pequenos.

Horários Adequados para o Bebe Tomar sol

Por fim, é importante aproveitar quando o sol está mais frio, em horários específicos, como antes das dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde. O horário varia consoante o país e a zona onde vive.

Deve respeitar o horário mesmo em dias nublados, pois apesar de não parecer, os benefícios do sol são sentidos mesmo em dias nublados, e apesar de ser algo mais raro, os perigos de queimaduras também persistem.

Não é porque está nublado que você deve descuidar do protetor solar.

Advertisement