Qual a Diferença de Parto Normal e Parto Humanizado?

parto norml humanizado

Certamente você já ouviu falar de parto humanizado, pois, está super em alta, e mulheres famosas e comuns de toda parte do mundo estão aderindo a essa técnica de trazer os filhos ao mundo de uma forma mais natural sem precisar tanto da medicina.

Table
  1. Qual a diferença de parto normal e parto humanizado?
  2. Características do parto humanizado

Qual a diferença de parto normal e parto humanizado?

O parto humanizado é apenas uma forma de fazer mais natural o parto normal, de humanizar mais as coisas, ou seja, é um parto que não dispensa a presença de um médico, mas que deixa de lado tudo que faz do parto normal algo frio e dolorido.

No parto humanizado a mulher não precisa passar por certos constrangimentos indispensáveis na hora de fazer o parto normal como: depilação da região genital, uso de fórceps, uso da ocitocina sintética para estimular o parto, o uso do soro e de medicamentos para controlar as contrações, lavagem intestinal, corte do períneo, ruptura antecipada e artificial da bolsa d’água, toques vaginais repetitivos, entre outras coisas desagradáveis que as mães precisam passar.

O parto humanizado começa com um bom pré-natal para descobrir se mãe e o bebê estão aptos a esse tipo de procedimento, a mãe também deve estar preparada emocionalmente.

Esse tipo de parto pode ser feito na água, no hospital, em casa na cama, o lugar realmente não importa muito, o médico precisa estar presente apenas como um espectador e pode interferir somente se surgir alguma complicação.

Características do parto humanizado

Nesse tipo de parto a mulher se prepara desde o início, ela escolhe o lugar que vai dar a luz, pode ter ao seu lado os familiares que desejar, o pai pode cortar o cordão umbilical do bebê, a mãe pode ter o filho de cócoras ou na posição que desejar como de pé, contando assim, com a ajuda da gravidade para diminuir o esforço da grávida e as dores do parto, além de acelerar o procedimento e encurtar, não apenas o esforço físico, mas também emocional da mãe.

Outro grande diferencial no parto humanizado em comparação aos demais é que logo que o bebê nasce a mãe dar o peito, essa atitude tem como objetivo fortalecer o vínculo efetivo entre mãe e filho, além de aumentar suas defesas imunológicas.

Os médicos aconselham que a decisão pelo parto humanizado só deve ser tomada pela grávidas que se sentem preparadas para esse tipo de procedimento, e não apenas porque está na moda e que muitas mulheres estão optando por essa forma mais fácil, humana e sem tanto sofrimento de trazer os filhos ao mundo.

 

MAIS ARTIGOS: