Chupeta Pode Salvar a Vida de seu Bebe
Ter um bebe em casa é um privilégio e uma constante preocupação. Desde o primeiro dia de nascimento, o bebê já necessita de muitos cuidados para crescer com saúde e felicidade.
Hoje muitas mulheres não querem dar chupeta aos seus filhos por acharem que prejudicará os dentes da criança.
Entretanto, a chupeta pode salvar a vida do pequeno.
Quando a Chupeta é Recomendada
Atualmente, dar chupeta aos bebes está sendo muito criticado por pais e especialistas. Porém, em alguns casos o uso da chupeta pode ser recomendado por dentistas e médicos.
De acordo com especialistas o uso da chupeta, quando feito dentro de algumas regras e em algumas situações especiais, pode trazer benefícios para o bebê e diminuir os riscos de problemas bucais.
A utilização da chupeta é recomendada quando o bebe tem o hábito de chupar o dedo, por exemplo.
Crianças que chupam o dedo sofrem com alterações ortodônticas como: deglutição, alterações na posição da língua durante a fala, mordida cruzada ou mordida aberta.
A chupeta também pode causar esses problemas, mas se for bem utilizada os danos serão menores.
Outra funcionalidade da chupeta é em casos em que o pequeno tem problemas para mamar no peito, seja por falta de leite da mãe ou por rejeição.
Nesses casos, a chupeta é indicada para complementar a necessidade do bebe em realizar os movimentos de sucção que a mamadeira não preenche.
Quando o bebê se alimenta com a mamadeira, ele não exercita de forma adequada os músculos do rosto. Nesses casos, logo depois da mamadeira é indicado dar a chupeta ao bebê.
A Chupeta e a Morte Súbita
A chupeta pode salvar a vida do bebê, porque diminui a morte súbita. Pesquisas recentes correlacionam o uso da chupeta durante o sono e a diminuição da morte súbita em bebês de até 1 ano de idade.
Especialistas afirmam que neste caso o uso da chupeta deve ser iniciado depois do primeiro mês de amamentação para que a chupeta não interfira no hábito da amamentação.
A chupeta pode ser indicada como responsável pela redução da morte súbita em bebês, porque a sua alça seria capaz de evitar que a criança se sufocasse ao dormir de bruços ou próximo de cobertores espessos ou travesseiros, que são elementos que também podem sufocar o pequeno quando ele estiver dormindo.
Acredita-se também que a chupeta ajuda a manter as vias aéreas do bebê livres, tornando ainda mais difícil o sufocamento.
Chupeta pode acalmar os bebês
No mundo de hoje, onde as mulheres estão cada vez mais ocupadas, é muito comum os seus filhos começarem a chorar e elas logo colocarem uma chupeta na boca deles. A chupeta pode até acalmar o pequeno. Entretanto é fundamental descobrir a causa do choro.
MAIS ARTIGOS: