Como ensinar a criança a comer sozinha e com talheres

A introdução alimentar é uma fase muito importante e, na medida com que ela aprende a comer outros alimentos, também é preciso ensinar a criança a comer sozinha.

Apesar do leite materno ser completo, a partir dos 6 meses é recomendado começar com os outros alimentos, nomeadamente as papinhas. Essa é uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Afinal de contas, cuidar e garantir uma alimentação infantil rica em vitaminas, nutrientes e minerais é garantir o bom desenvolvimento da criança.

Uma das dificuldades dos pais é ensinar a criança a comer sozinha e com talheres.

Tem problema o bebê comer com a mão?

A medida que o bebê cresce ele começa a experimentar sensações. E a principal maneira que ele encontra é por meio do tato, ou seja, sensorial. Portanto, quando é feita a introdução de algum alimento, ele quer pegar e levar para a boca, no sentido de experimentar outro sentido: o paladar.

Como diz a convenção social, é preciso ensinar a criança a comer sozinha com talheres. Mas será que precisa ser logo na primeira etapa de vida? De acordo com a britânica Gill Rapley, criadora do método MLW – baby Led Weaning, que em tradução literal significa “desmame guiado pelo bebê”.

A ideia é que, a partir dos 6 meses de idade, o bebê passe a explorar os alimentos, de forma livre. Ou seja, ao invés de fazer uma papinha com o alimento, deixa que o bebê pegue os pedaços com as próprias mãos e leve até a boca. É claro que sempre supervisionado e com atenção para garantir que o bebê esteja se alimentando corretamente.

Portanto, nessa primeira fase de descobertas, não é preciso se preocupar com o fato de ensinar a criança a comer sozinha e com talheres. Inclusive, a proposta desse método é que ela o faça sozinha, com as mãos. E, aos pouquinhos, você pode começar a introduzir os talheres, para que ela aprenda também. Veja as dicas:

Quando devo ensinar a criança a comer sozinha (com talheres)?

A partir dos 8 meses de idade e até por volta de completar 1 ano é normal que a criança comece a treinar a sua coordenação motora, de uma forma geral, e também para segurar o talher e levar até a sua boca. Vale ressaltar que, quando são mais novas devem usar apenas a colher, depois de certa idade o garfo e por último a faca, quando ela já tem mais firmeza e habilidade.

Para as crianças o aprendizado é um desafio, pois estavam acostumadas só com as mamadas. Agora vão começar a pegar, colocar na boca, mastigar e engolir os alimentos. É todo um processo que envolve aprendizado e brincadeira até que se adquira autonomia suficiente para comer sozinha.

Quando usar a colher

Esse é o primeiro talher que deve ser apresentado à criança que pode começar a manuseá-lo quando ainda é um bebê.

Apesar de no começo ela ser reconhecida como um brinquedo, aos poucos começa a ter uma função mais específica, que é a de levar o alimento até a boca.

É muito importante na hora de ensinar a criança a comer sozinha com a colher, não repreendê-la no sentido de tentar evitar sujeira e bagunça com a comida.

É preciso ter muita calma, paciência e entender que trata-se de um processo de descoberta e aprendizado.

Quando usar o garfo

A maioria dos especialistas orienta introduzir o garfo na alimentação da criança somente por volta dos 3 anos, que é quando ela passa a ter mais firmeza nas mãos.

Mas mesmo assim, ainda é necessário a supervisão de um adulto. Explicar como segurar, colocar ou “espetar a comida” e os cuidados na hora de colocar na boca é fundamental.

Quando usar a faca

Todo mundo sabe que faca não é brinquedo de criança, portanto, na hora de ensinar a criança a comer sozinha, tenha atenção ao uso desse talher.

Mais uma vez explique e ensine que não é um brinquedo, corta e precisa de cuidado.

Se achar que o seu filho já está preparado para comer a utilizá-la, opte inicialmente por versões sem ponta e com corte simples, sem serra ou sem estar muito afiada. Dessa forma você evita acidentes desnecessários enquanto ensina a criança a comer sozinha.

Cortar os alimentos em um movimento de vai e vem é bem mais complexo. Até os seis anos de idade é comum que a grande maioria das crianças não consigam usar a faca com desenvoltura. Mas aos poucos essa habilidade irá melhorar.

Dicas para ensinar a Criança a comer com Talheres

É muito importante ser um exemplo, pois as crianças costumam imitar os adultos. Tente criar o hábito de reuniar a família durante as principais refeições. Mas se não for possível, escolha um horário, por exemplo, o jantar, para estarem todos presentes. Assim ela poderá observar e imitar aquilo que os pais fazem.

Estimule seu filho a utilizar os talheres e, se for o caso, ajude um pouquinho! Esteja do lado, presente, demonstre interesse e elogie quando o bebê começar a comer sozinho. Observe se, ao comer sozinho, se o bebê conseguiu se alimentar direito e de forma suficiente.

Use os talheres certos para cada fase de desenvolvimento da criança. Quando são novinhas o ideal é que os talheres para ensinar a criança a comer sozinha devem ser mais grossinhos, para conseguirem segurar e, ao mesmo tempo, não se machucarem.

Advertisement