Interagir com Outras Crianças Ajuda a Desenvolver a Fala
Quando um bebê nasce, logo os pais, o restante da família e os amigos mais próximos, começam a se perguntar quando o pequeno começará a falar, pois, isso é muito aguardado.
Uma das formas de estimular a fala das crianças é colocá-las com outras com idades parecidas.
Um dos principais estímulos para desenvolver a fala do bebê são as situações de comunicação reais, nas quais as crianças precisam organizar suas ideias antes de transmiti-las.
Brincar com Outras Crianças Ajuda a Desenvolver a Fala
É durante as trocas sociais, com crianças da mesma idade, que a necessidade de se fazer entender fica mais clara, por isso, as crianças se esforçam mais para falar.
Em geral as crianças não tentam facilitar a comunicação para seu interlocutor, como fazem seus pais e familiares. Aí o bebê se vê em uma situação em que é obrigado a fazer um esforço, o que é uma coisa muito positiva.
Ao se adaptar à nova realidade, a criança treina o vocabulário e adquire novas maneiras de discurso.
Especialistas indicam que além da livre interação, é fundamental também estimular a prática de atividades entre os pequenos.
Algumas atividades indicadas são: rodas de conversa, poesia, fantoches, música, leitura, contar histórias e fazer dramatizações. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento da fala do bebê.
A comunicação entre crianças da mesma idade ajuda também no desenvolvimento da inteligência emocional, que determina a capacidade das crianças de se relacionar e lidar com os sentimentos diversos.
A idade ideal para colocar a criança para socializar com outras é a partir dos 3 anos, quando os especialistas consideram importante colocá-la em uma escola, caso ainda não estejam frequentando uma instituição.
Benefícios da Pré-escola no Desenvolvimento da Fala
Os benefícios da pré-escola no desenvolvimento da linguagem da criança já foram comprovados por uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, publicada em 2014.
O estudo foi feito com 1.364 crianças a partir de um mês de vida que, aos 12 anos, os alunos que frequentaram a pré-escola a partir dos 3 anos tinham o vocabulário mais rico do que as outras crianças.
Uma das explicações dos especialistas é que a escola expõe a criança à diversidade, já o ambiente familiar tende a ter somente uma forma de se expressar.
Outra forma de estimular a fala nas crianças é a família incentivar o convívio com outros parentes da mesma idade ou organizar passeios a praias, parques e outros lugares em que haja possibilidade de interação.
Portanto, se quer estimular a fala do seu filho, coloque-o em contato com outras crianças da mesma idade. Com isso o vocabulário do pequeno se tornará vasto com a convivência.
MAIS ARTIGOS: