Os Cuidados na Primeira Semana de Vida do Bebê
Depois de nove meses de muita expectativa, é chegada a hora de conhecer o bebê tão esperado por toda a família, principalmente pela mãe que apesar de levá-lo no ventre, não podia vê-lo.
Porém os primeiros sete dias de convivência com o bebê, além de muito importantes são também bastante difíceis.
Nesse artigo ajudamos nessa difícil e importante primeira semana com um passo a passo relativo a cada dia para auxiliar nessa incrível, porém pesada tarefa de cuidar de um recém nascido.
A primeira semana com o bebê
1º dia – Depois do primeiro momento pós-parto, é hora da primeira amamentação. Algumas mulheres começam a produzir o primeiro leite, o colostro já durante a gravidez, já outras só depois do parto. Na hora que o bebê começar a sugar, o leite vai sair naturalmente. Se aconselhe com outras mulheres sobre as feridas de amamentação. Porém, caso você seja acometida por essas feridas, não se preocupe, pois elas cicatrizam rapidamente. Pomadas de lanolina podem ajudar nesse processo. O primeiro banho da mãe deve ser acompanhado por uma enfermeira, devido ao desgaste do parto.
2º dia – Nesse dia você vai perceber que o seu bebê bebe leite de forma irregular, e também é o momento em que as enfermeiras te ensinarão como trocar as fraldas e dar banho em seu bebê. É nesse dia em que começam as visitas, e caso estas te cansem muito não tenha remorso de interrompê-las.
3º dia – O bebê perde 10% do peso depois dos primeiros dias de vida por causa da redução do inchaço, e isso não deve preocupar muito, pois não é nenhum problema de saúde. Nesse momento também se dá alta tanto para a mãe com para o bebê. Na chegada em casa você vai começar a cuidar para valer do seu filho, dando você mesmo o banho e trocando as fraldas, a ajuda da família e a parceria do pai podem fazer toda a diferença nesse momento.
4º dia – Nesse dia as mulheres que passaram por cesariana vão para casa. Os bebês que nasceram através desse método às vezes têm icterícia, problema facilmente solucionável com alguns banhos de sol.
5º dia – Coma bem e beba muita água nesse período, caso contrário sua produção de leite ficará comprometida. Se você não estiver conseguindo dormir não se preocupe, pois com o tempo as mamadas ficarão mais espaçadas.
6º dia - Esse pode ser um dia para levar o seu bebê para tomar a vacina BCG que deve ser tomada entre o 4º e o 10º dia de vida da criança no posto de saúde. Aproveite para passear um pouco, mas sem exagero. A vacina penta-valente só é recebida aos dois meses do bebê, sendo importante ele não sair muito de casa antes disso.
7º dia – Esse já deve ser um dia mais tranquilo que você deve usar para se acostumar melhor com o seu filho e se comunicar com parentes.
MAIS ARTIGOS: