Papinha para soltar o intestino do bebê: melhores ingredientes e 4 receitas
Quando pegam seus bebês no colo pela primeira vez, os pais sabem que, a partir daquele momento, são responsáveis por uma vida frágil e um corpinho que ainda está em formação.
Então, o grande desafio é a adaptação a tantas novidades. Mesmo tendo feito cursos preparatórios, somente a experiência vivida é que vai trazer as melhores respostas, afinal de contas, cada bebê é único e tem um organismo com características diferentes.
Entre essas características está o funcionamento do intestino, que nem sempre ocorre conforme o esperado. Para auxiliar nessa questão de forma eficaz, veja boas opções de papinha para soltar o intestino do bebê. Quais os melhores ingredientes? Como preparar? Saiba tudo agora.
Quando posso dar papinha para soltar o intestino do bebê?
Antes de conhecer os melhores ingredientes para fazer a papinha para soltar o intestino do bebê, os pais precisam da orientação do pediatra quanto aos alimentos recomendados para cada fase do bebê.
É preciso se lembrar, antes de tudo, que o Ministério da Saúde (e todos os médicos) recomenda o aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida. Depois dessa idade podem começar a ser inseridos os alimentos sólidos no cardápio.
Então, converse com o seu pediatra para saber quais são os alimentos que o seu filho já pode comer, considerando as particularidades do organismo dele.
Sabendo disso, veja quais são os melhores alimentos para fazer as papinhas e ajudar seu filho a se sentir melhor, sempre.
Melhores ingredientes da papinha para soltar o intestino do bebê
É comum que os pais percebam a prisão de ventre no bebê durante o primeiro e o segundo mês de adaptação aos primeiros alimentos sólidos. Portanto, ainda não é hora de se preocupar. Durante esse período, a quantidade, o tipo e a frequência das fezes do bebê vão sofrer variações e alterações, é normal.
Entretanto, se os pais perceberem que essa dificuldade de fazer cocô não passa ou que as fezes do bebê estão muito ressecadas e duras, é bom pensar em fazer escolhas específicas para as papinhas.
Claro, sempre com a orientação do pediatra para que ajude a acompanhar os resultados e perceber qualquer problema que mereça mais atenção.
Os ingredientes mais recomendados nas receitas de papinha para soltar intestino do bebê são os vegetais ricos em fibras e em gorduras saudáveis, pois eles estimulam à formação do bolo fecal e à eliminação das fezes com mais facilidade, deixando-as úmidas e amolecidas. Esses vegetais são:
Ameixa preta (nunca use ameixa em calda);
Banana;
Mamão;
Abacate;
Laranja com bagaço;
Tangerina;
Pêssego;
Couve cozida;
Brócolis cozido;
Espinafre cozido;
Batata-doce;
Beterraba;
Cenoura;
Abóbora;
Aveia;
Farelo de trigo.
Todos esses alimentos devem ser, de preferência, orgânicos, pois assim é uma segurança quanto à ausência de agrotóxicos nocivos à saúde do bebê. É muito importante que os pais saibam como higienizar frutas e verduras de forma eficaz, em especial os que forem consumidos com casca.
Receitas de papinha para soltar o intestino do bebê
Com base nos ingredientes listados no tópico anterior, fica mais fácil imaginar e criar receitas de papinha para soltar o intestino do bebê. Pode-se fazer misturas simples e práticas para oferecer ao longo do dia.
Também é válido lembrar que os pais nunca devem dar ao bebê soluções laxantes, mesmo na forma de chás naturais, sem que o pediatra recomende. Existem laxantes que são muito fortes mesmo em pequenas doses, podendo colocar em risco a saúde intestinal do bebê.
Papinha de fruta para soltar o intestino do bebê
Essa papinha de fruta é feita com poucos ingredientes, mas são potentes para ajudar o bebê a fazer cocô sem dificuldade. Tome cuidado para não oferecer em excesso.
Ingredientes
Ameixas pretas sem caroço: 5 unidades;
Mamão papaia: 1 fatia;
Farinha de aveia: 2 colheres de chá.
Modo de preparo
Coloque as ameixas para cozinharem em água durante 10 minutos. Assim elas irão hidratar e amolecer. Use ameixas secas, nunca as versões em calda.
Depois de bem cozidas e amolecidas, escorra as ameixas e amasse-as, misturando com o mamão, também amassado.
Por fim, misture as frutas com a farinha de aveia e já pode oferecer ao bebê. Procure preparar a papinha somente na hora de servir, bem fresquinha.
Papinha de legumes para soltar o intestino do bebê
Essa é uma papinha bem simples à base de abóbora e leite de coco. O sabor é bem suave e é uma opção rica em fibras e em lipídios, que são boas gorduras.
Ingredientes
Leite de coco caseiro: para dar o ponto;
Abóbora em cubos pequenos: 2 colheres de sopa;
Óleo de coco: 1 colher de chá.
Modo de preparo
Refogue a abóbora no óleo de coco.
Adicione um pouco de água e deixe cozinhar até ficar amolecida.
Escorra, amasse e misture o leite de coco até dar o ponto de papinha. Quando estiver morno, pode servir.
Papinha de legumes com carne
Se o seu filho já come carne, esse ingrediente também pode entrar na papinha para soltar o intestino do bebê, veja como fazer:
Ingredientes
Óleo de coco: 1 colher de sobremesa;
Cebola picada: 1 colher de chá;
Abóbora em cubos pequenos: 2 colheres de sopa;
Espinafre picado: 2 colheres de sopa;
Carne moída de primeira: 2 colheres de sopa.
Modo de preparo
Refogue a cebola e a carne moída no óleo de coco.
Coloque, em seguida, a abóbora, cubra com água e deixe cozinhar até que a abóbora esteja bem tenra e haja pouco caldo.
Por fim, coloque os espinafres por mais 5 minutos, amasse tudo muito bem e pode servir ao bebê quando estiver morno.
Papinha salgada para soltar o intestino do bebê
Essa é uma papinha para almoço que inclui frango e arroz integral, rico em fibras, além de outros ingredientes importantes para a saúde do bebê e o bom funcionamento intestinal
Ingredientes
Arroz integral cru lavado: 1 colher de sopa;
Óleo de coco: 1 colher de chá;
Cebola picada: 1 colher de chá;
Cenoura pequena picada: meia unidade;
Espinafre picado lavado: 2 colheres de sopa;
Peito de frango em cubos pequenos: 2 colheres de sopa.
Modo de preparo
Refogue a cebola e o frango no óleo de coco. Espere dourar.
Depois adicione o arroz e a cenoura, misture bem, cubra com água e espere cozinhar até que tudo esteja bem macio.
Coloque o espinafre, deixe mais 5 minutos e desligue o fogo.
Amasse tudo muito bem e sirva quando a papinha estiver morna.
Mais dicas para ajudar a soltar as fezes do bebê
Agora que já conhece as melhores receitas de papinha para soltar o intestino do bebê, lembre-se também da importância de oferecer água aos pequenos, durante todo o dia, em especial após a papinha.
Esse é um ponto que os pais nem sempre lembram, em especial quando eles próprios não são habituados a tomar água durante o dia, mas que é muito importante para que a papinha seja realmente eficaz.
Outro ponto é evitar determinados alimentos que podem prender o intestino do bebê. É preciso fazer testes para saber o que realmente prejudica o organismo de cada criança, pois essa é uma questão variável e particular, mas, de modo geral, esses alimentos são:
Banana prata;
Pera;
Maçã;
Goiaba;
Mandioca;
Batata;
Cará;
Inhame.
MAIS ARTIGOS: