Alimentação nos primeiros anos de vida
A alimentação é a base da saúde de qualquer organismo. Se num adulto a necessidade de uma alimentação equilibrada e saudável já é fundamental, numa criança ainda se torna mais importante.
O bebê está numa fase de crescimento, onde os erros alimentares podem ter mais tarde consequências negativas para a sua vida.
Neste artigo poderá conhecer mais sobre alimentação infantil.
Alimentação infantil
A alimentação em crianças ainda muito jovens tem uma grande importância. Nesta fase, os alimentos devem ser introduzidos gradualmente, ao mesmo tempo que a criança integra as rotinas alimentares.
A rotina alimentar, que para um adulto já é tão normal, tem que ser aprendida pelas crianças, já que é um aspeto muito importante em qualquer dieta.
Dicas de alimentação infantil
À medida que o bebê vai deixando de amamentar, os alimentos devem ser introduzidos gradualmente, com pequenas quantidades, para que o bebé possa adaptar-se facilmente.
Apesar de não haver uma idade certa, geralmente a partir dos 8/9 meses a criança já pode fazer uma refeição completa, constituída por sopa, prato principal e fruta.
Numa fase inicial, os alimentos sólidos devem ser esmagados ou desfiados, para a criança aprender a ingeri-los. A partir dos 12 meses, pode já substituir a carne e o peixe por um ovo inteiro.
Os alimentos devem ser confecionados de forma saudável, com pouca gordura, para que o organismo do bebé receba os melhores nutrientes para um crescimento correto. Numa fase inicial, não deve colocar sal.
Mais tarde, quando inserir o sal na dieta, deve colocar pouco, para que se habitue a esse sabor.
-O excesso de sal na alimentação é um problema que pode tornar-se grave mais tarde, e é nesta altura que se apanham os hábitos alimentares corretos e incorretos.
- Seja nos primeiros anos, seja após esta fase inicial, prefira sempre sobremesas de frutas em vez de doces. Além de o organismo estar a ser nutrido de uma forma muito mais saudável, está também a promover futuros hábitos de controlo de peso.
Os primeiros anos irão ter uma influência considerável na saúde da criança e nos hábitos alimentares nos anos seguintes.
Siga estas dicas, e garanta que o seu filho tenha uma dieta equilibrada e saudável. Estes cuidados irão refletir-se no futuro.
MAIS ARTIGOS: