Exercícios na gravidez: os 7melhores tipos para praticar com segurança
A gestação é um período delicado na vida da mulher, mas nem por isso ela deve ficar em casa de repouso como se estivesse doente.
Aliás, fazer exercícios na gravidez é altamente recomendado pelos médicos, pois ajuda a manter o corpo forte, saudável e também pode servir como treino da musculatura pélvica para o momento do parto, dependendo dos exercícios escolhidos.
Conheça algumas das melhores opções para começar a fazer em casa com um instrutor ou em uma academia.
Melhores exercícios na gravidez
A principal regra para fazer exercícios na gravidez é não exagerar.
Embora a gestante possa realizar uma variedade de exercícios, precisa fazê-los com liberação do obstetra e com as orientações de um profissional, seja um preparador físico ou um fisioterapeuta.
Ainda que a mulher escolha fazer apenas atividades leves em casa é interessante que seja orientada, antes de começar, sobre que tipos de atividades pode fazer, por quanto tempo e em qual intensidade. Sabendo disso, as melhores opções são as seguintes:
Veja também: Tudo sobre o resguardo
Hidroginástica
Os exercícios na água são altamente recomendados para as gestantes porque não causam impacto e o corpo fica muito mais leve, permitindo realizar movimentos com mais liberdade e menos cansaço.
Além do mais, a hidroginástica é uma atividade relaxante, que ajuda a desinchar, aliviar dores e muito eficiente para a circulação e para os músculos.
É uma boa ideia para mulheres sedentárias e pode ser feita até o final da gestação.
Exercícios de alongamento
Fazer uma série de alongamentos no corpo inteiro é muito bom para todas as pessoas, inclusive para as gestantes e mulheres no puerpério.
Esses alongamentos podem ser feitos em casa, durante uns 10 ou 15 minutos por dia, seguidos ou não de outra atividade física. É importante que a mulher respeite os limites do seu corpo e tenha alguém ao seu lado para ajudá-la caso se desequilibre ou se sinta mal.
Bicicleta ergométrica
Pedalar é mais uma ótima sugestão dos exercícios na gravidez porque também evita o impacto no solo e reduz o peso da barriga sobre os quadris.
É preferível pedalar na ergométrica do que na rua para evitar acidentes.
Essa atividade é recomendada principalmente nos dois primeiros trimestres, de 3 a 5 dias por semana. Ao final da gestação esse exercício não é o melhor por causa do peso da barriga.
A mulher deve estar atenta aos seus batimentos cardíacos e à quantidade de suor para não desidratar nem passar mal.
Ioga e pilates
Tanto a ioga quanto o pilates são duas excelentes escolhas de exercícios na gravidez.
Os dois são realizados com apoio de um profissional, pois os movimentos precisam ser feitos com bastante cuidado, evitando lesões e sendo eficientes.
Eles alongam todo o corpo, fortalecem os músculos por grupos e trazem o equilíbrio entre corpo e mente tão necessário nessa fase da vida.
Caminhada ou corrida leve
A caminhada é muito boa, tanto para mulheres que já praticavam antes de engravidar quanto para as sedentárias.
Já a corrida leve, tipo trote, é recomendada para as mulheres que já tinham o hábito de caminhar rápido ou correr antes da gestação, pois o corpo precisa estar preparado para gastar mais energia e acelerar os batimentos cardíacos.
As duas atividades são ótimas para melhorar a circulação e fortalecer os músculos.
É importante praticar com cautela, de 3 a 5 vezes por semana quando o sol está mais ameno e parar quando sentir que a barriga já não permite mais caminhar ou correr de forma confortável.
Sinais de alerta durante os exercícios na gestação
Mesmo estando acompanhada de um profissional, a gestante precisa estar atenta aos sinais que o seu corpo envia durante os exercícios na gravidez.
Veja também: Mulheres Acima do Peso Podem Emagrecer Durante a Gravidez ?
Esses sinais são para que a mulher pare o que estiver fazendo e se recupere, evitando efeitos colaterais. São os seguintes:
Visão turva ou embaçada;
Dor abdominal;
Sensação de desmaio;
Palpitações;
Enjoo;
Tontura;
Falta de ar;
Dor no peito;
Sangramento vaginal;
Contrações uterinas.
Contraindicações dos exercícios na gravidez
É importante que o obstetra tenha conhecimento dos exercícios que a gestante estiver fazendo para que possa ajudar, caso ela tenha algum problema.
Também é importante falar com o médico antes de iniciar qualquer exercício na gravidez, principalmente se for uma mulher sedentária, pois nem todas as mulheres são liberadas para essas práticas, como as que estão em situações de risco:
Doença cardíaca, pulmonar ou ortopédica;
Pré-eclâmpsia;
Gravidez de gêmeos com risco de prematuridade;
Sangramento;
Feto com menos movimentos que o esperado;
Hipertensão, diabetes gestacional ou hipotireoidismo sem o devido controle.
MAIS ARTIGOS: