Tratamento caseiro para sapinho em bebê
Na infância há muitas doenças comuns que surgem e afetam bebés e crianças. Uma dessas doenças, mais frequentes em bebés, é o sapinho.
Caracterizado pelo aparecimento de manchas de aspeto esbranquiçado na mucosa da língua e da boca, o sapinho é um problema que tem cura.
É por isso essencial consultar um médico caso surja. Para complementar o tratamento médico, há receitas caseiras que podem ser muito úteis para aumentar a sua eficácia.
Confira de seguida um tratamento caseiro para sapinho.
Tratamento caseiro para sapinho
Com origem num fungo, o sapinho é assim causada pela sua proliferação, provocando dessa forma as manchas esbranquiçadas atrás referidas.
Se o seu bebé tem manchas brancas na zona da boca, a primeira coisa a fazer é consultar o médico de família ou um pediatra. Este irá prescrever um medicamento antifúngico de aplicação tópica, como por exemplo a nistatina ou o miconazol.
Para tornar esse tratamento mais eficaz, pode ainda complementar com um remédio caseiro. Confira de seguida como fazer um tratamento caseiro para sapinho.
Remédio caseiro para sapinho – chá de romã
A romã é um fruto com propriedades benéficas que a tornam muito útil no combate à infeção fúngica causadora do sapinho.
Com propriedades antisséticas, a romã é assim o ingrediente chave deste tratamento caseiro para sapinho. Confira a receita.
Ingredientes:
- uma romã
- ¼ de litro de água
Como preparar chá de Romã
Comece por colocar a água ao lume até entrar em ebulição. Enquanto isso, descasque a romã, guardando as cascas. Depois de ferver desligue a acrescente as cascas da romã.
Deixe repousar até arrefecer. De seguida, embeba um pedaço de gaze com o chá e aplique-a sobre as manchas esbranquiçadas que estão nas mucosas da língua e da boca.
Deixe atuar durante cerca de 10 minutos, e por fim, lave em água corrente. Em alternativa, pode pedir à criança para beber água e bochechar.
É bom relembrar que este tratamento caseiro para sapinho não substitui o remédio receitado pelo médico, sendo apenas um complemento.
MAIS ARTIGOS: