10+ Coisas que Acontecem Depois do Parto

pos parto

A gravidez é sempre um período importante e difícil tanto para a mãe, como para o pai e todas as pessoas que estão mais próximas da gestante, pois existem muitos cuidados e mudanças associadas a esse período.

Porém, depois do parto também é um período complicado e cheio de mudanças que afetam ainda mais a vida de todos os envolvidos.

Nesse artigo listamos apenas as 15 ocorrências mais comuns pós-parto.

Table
  1. O Que Acontece no Pós-Parto
  2. Outras coisas que podem ocorrer

O Que Acontece no Pós-Parto

Muito cansaço - Tanto o parto normal como a cesariana causam desgaste e cansaço na mulher, sendo impossível se recuperar rápido já que a mãe tem ainda que cuidar do bebê. Para completar o bebê não deixa a mãe dormir principalmente no começo sendo fundamental a ajuda das pessoas em volta.

Um estranho no ninho - As mães acham que vai surgir uma incrível relação de coesão e cumplicidade mutua entre ela e seu filho de forma automática depois do parto, mas não é bem assim. É absolutamente normal a mãe estranhar a criança e não sentir aquele incrível e incomparável amor materno logo após o nascimento. Portanto, a relação de cumplicidade e o laço indissolúvel entre mãe e filho surgem com o passar do tempo e da convivência.

Baby Blues – Baby Blues é o nome dado a tristeza sentida por 90% das mulheres depois do parto. É uma ansiedade, além, de inseguranças causadas pelo desgaste do parto e pela baixa hormonal pós-parto. Isso não é depressão pós parto, pois é uma sensação bem mais comum e leve.

Depressão pós-parto masculina – Entre 10% e 25% dos homens também podem ter depressão causada pelo desconforto em ver sua mulher agora como uma mãe em tempo integral, junto com uma sensação de impotência relacionada ao esforço e sofrimento da sua companheira em cuidar dessa trabalhosa nova vida. Os sintomas mais comuns do problema são: pessimismo, tristeza profunda, culpa, fadiga, dificuldade de concentração, de memória e para tomar decisões, mudanças bruscas de humor, insônia ou hipersônia e distúrbios alimentares.

A descida do leite – O leite materno que a mãe vai dar a seu filho durante todo o período de amamentação vai começar a sair da mama por volta do terceiro ou quarto dia depois do parto, enquanto o que sai nos primeiros dias é o colostro, uma substância rica em gordura e anticorpos que é fundamental para o nascituro. Se a mãe sentir dores nas mamas e febre de 38°C é totalmente normal.

Intestino preso – Tanto o relaxamento muscular decorrente do parto como o medo de romper pontos da cesárea pode provocar o intestino preso da mãe. Para ajudar o intestino a voltar a trabalhar de forma natural, beba muita água, coma alimentos e frutas com muita fibra e faça exercícios dentro do possível.

Outras coisas que podem ocorrer

  1. Pés inchados
  2. Visitas
  3. Solidão
  4. Incontinência ou dificuldade urinária
  5. Barriga grande
  6. Proibição das dietas
  7. O sangramento puerperal que pode durar até dois meses
  8. Cólicas
  9. Resguardo.

MAIS ARTIGOS: