Segunda-feira , Agosto 8 2022
pai ensinar filhos

8 Coisas que Todo Pai Deveria Ensinar aos Seus Filhos

Ser pai é uma grande realização para todo homem, mas vem junto com uma grande responsabilidade de preparar esse novo ser para um mundo cada vez mais doido e complexo, onde provavelmente os valores que serão ensinados por você e sua companheira ou mãe da criança estarão constantemente sendo testados.

Nesse artigo trazemos o que acreditamos ser fundamental ser passado de pai para filho, para formar uma geração de homens decentes e preocupados com o mundo a sua volta.

Princípios que todo pai deve ensinar aos filhos

Ensinar a importância de saber ganhar e perder

Como normalmente são os pais que ensinam esportes para as crianças, este momento é importante para instigar a competitividade, mas sem ensinar que a vitória vale qualquer preço, e que derrotas podem trazer ensinamentos preciosos, assim como a vitória deve ser vista com naturalidade, sem desrespeitar os adversários.

Ensinar como se tratam as meninas

Principalmente tratando bem a mãe do menino, o pai passa um bom exemplo de como se deve tratar as mulheres. Levar o menino para comprar presentes para a mãe em datas especiais também é uma boa forma de mostrar a importância e cuidado com que as mulheres devem ser tratadas sempre.

Falar de relações a dois

Principalmente na adolescência, o pai pode explicar a importância da monogamia e do respeito em relação a si e a parceira em uma relação sentimental. Isso não só evita problemas futuros, como estreita a relação de pai e filho.

Ajudar a criar uma personalidade

O pai pode ajudar o seu filho a adquirir a sua própria visão de mundo e a desenvolver a própria personalidade. Para isso basta passar a sua visão masculina de mundo, com as expectativas e opiniões inerentes a mente masculina, que somada a visão de mundo da mãe, e as próprias opiniões do menino, formarão a personalidade dele de forma correta e positiva.

Ensinar a se defender

O pai tem que ensinar ao filho, que apesar de uma boa conversa e o bom entendimento serem a melhor forma de resolver conflitos, é importante não só para um homem como para todos ter a capacidade de se defender não só verbal como fisicamente, às vezes uma postura fisicamente firme até mesmo evita um conflito, pois desencoraja o pretenso agressor.

Brincar com o menino

As mães enchem os filhos de beijos e abraços, enquanto os pais gostam de jogar as crianças para cima, girar rapidamente, brincar de briga e apostar corrida, além do futebol e outras brincadeiras. Isso é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e afetivo dos meninos.

Ensinar atividades úteis

Acender uma fogueira, apertar parafusos, trocar um pneu, encontrar defeitos em aparelhos e consertar, pregar um quadro ou cabide na parede, instalar um botijão entre outras são atividades boas não só para meninos, mais até mesmo para meninas saberem. Isso torna as crianças mais independentes, sempre ficando de olho na segurança, é claro.

Ensinar tarefas domésticas

Da mesma forma, passar uma camisa, varrer uma casa ou preparar alguns pratos, de jeito nenhum são atividades exclusivamente femininas, sendo um importante aprendizado e uma boa troca de conhecimentos entre pai e filho.

CONFIRA

Evitar os Enjoos Durante a Gravidez

Como Evitar os Enjoos Durante a Gravidez

A gravidez é um momento especial na vida de todas as mulheres, porém, têm as …