Como Evitar os Enjoos Durante a Gravidez

A gravidez é um momento especial na vida de todas as mulheres, porém, têm as fases mais complicadas como a dos enjoos, que atingem mais de 70% das gestantes e são mais comuns no segundo e terceiro mês de gravidez.

Como evitar os enjoos na gravidez é uma dúvida comum entre todas as mulheres que passam pelo período das náuseas e vômitos.

Porém, existem muitas atitudes simples que podem amenizar ou até mesmo acabar com os enjoos das grávidas, que são causados em grande parte porque o estômago não funciona bem nessa fase e também por causa da alteração hormonal, mas, a causa pode variar.

6 Dicas para Evitar os Enjoos

Coma antes de levantar da cama

Os enjoos são mais comuns pela manhã porque o estômago está vazio, por isso, é indicado deixar próximo a cama alguns biscoitos, frutas ou qualquer outro alimento rico em carboidratos, coma uns 20 minutos antes de se levantar.

Se alimente com mais frequência

Ficar com fome aumenta os enjoos, por isso, se alimente de três em três horas ou até em menos tempo, o importante é não ficar com fome, pode também fazer lanchinhos deixando sempre a mão bolachas, barras de cereal, torradas e outros alimentos que não precisam ser armazenados.

Monte um cardápio com o que gosta

As grávidas devem comer o que gostam, deixando as dietas saudáveis e balanceadas para os meses seguintes da gestação, pois, é bem mais fácil manter no estômago suas comidinhas preferidas.

Evite tudo que dar enjoo

Anote as comidas e cheiros que mais dão enjoos e tente evitá-los, as comidas em temperatura ambiente ou frias são mais difíceis de causar enjoos porque não exalam muito cheiro.

Ajude seu estômago

Como o estômago funciona mais lentamente durante a gravidez é recomendado não cometer exageros e comer refeições pequenas, além de não ingerir líquidos durante o almoço e o jantar, porque aumenta o bolo alimentar, e excluir da dieta alimentos muito condimentados, açucarados e gordurosos.

Descanse

Ansiedade e estresse podem desencadear fortes enjoos, sendo assim, os psicólogos aconselham que as futuras mamães façam repousos periódicos, é importante reservar um tempo só para elas, para dormir um pouco mais, ouvir uma boa música, sem falar que no momento do repouso o corpo direciona o fluxo sanguíneo para funções específicas como a digestão.

Portanto siga essas dicas e tenha uma gravidez bem mais tranquila sem os enjoos, só tenha cuidado com aqueles que aconselham a cheirar ou chupar limão, comer gengibre e tomar chás, pois, certas atitudes podem prejudicar seu bebê, a não ser que sejam recomendadas por seu médico.

Advertisement