Bebês devem dormir no quarto com os pais para evitar morte súbita

bebe dormir pais morte subita

Os bebês exigem cuidados especiais, principalmente nos primeiros meses de vida quando é mais comum acontecer a Síndrome da Morte Súbita Infantil, também conhecida como (SIDS).

Há décadas os médicos buscam meios para orientar os pais a evitar que a morte súbita de bebês aconteça.

Uma das principais medidas é induzi-los a colocar os bebês para dormir no quarto do casal até que eles completem um ano de vida.

Table
  1. Morte súbita de bebês – Como prevenir
    1. Outros cuidados fundamentais para evitar a morte súbita de bebês são:

Morte súbita de bebês – Como prevenir

Uma campanha começou nos Estados Unidos para ajudar a reduzir o número de mortes súbitas de bebês e afirma que no primeiro ano de vida os pequenos precisam dormir no quarto dos pais.

Mas não na mesma cama, ou seja, mesmo que você tenha arrumado com todo carinho o quartinho do seu bebê, o mais indicado é colocar o berço no quarto dos pais, essa atitude é fundamental para a segurança das crianças segundo pesquisa realizada pela Academia Americana de Pediatras.

Colocar o bebê para dormir no quarto dos pais no primeiro ano de vida reduz o risco de morte súbita porque os pais tem um sexto sentido e pode agir de imediato caso ouçam barulhos estranhos por parte da criança.

Uma das principais teorias dos médicos é que os cérebros dos bebês podem ainda não estar desenvolvidos, o suficiente nos primeiros meses de vida e que não consiga controlar a respiração de acordo com o ambiente, sendo que, uma cama muito macia é mais propensa à causa asfixia no bebê que devido às condições pode ter alguma falha no sistema respiratório.

Outros cuidados fundamentais para evitar a morte súbita de bebês são:

Não deixar de forma alguma no berço coisas que possam causar super aquecimento ou obstruir a respiração da criança.

Fazer vistorias regulares no berço

Nunca deixar brinquedos no berço ou pendurados.

Não usar protetores fofos para as grades do berço, nem colchões muito macios.

Jamais deixar lençóis, travesseiros, bichinhos de pelúcia ou qualquer outra coisa solta no berço e que possa ser perigoso.

Lembrando que também não é indicado deixar o bebê dormir na cama dos pais, pois, o berço, após ser tomado todos os cuidados necessários, é o lugar mais seguro para o bebê, dormir com os pais colocar a vida do bebê em risco, pois, além de ser um lugar mais propício de encontrar algo que cause sufocamento, ainda é mais fácil dele sofrer quedas e esmagamento.

Os médicos também alertam para os cuidados de jamais deixar os bebês dormir em poltronas e sofás, e também na hora de amamentar, pois, as mães precisam vencer o cansaço e ficar sempre desperta na hora de dar o peito ao filho porque ele pode sufocar ou escorregar e cair.

MAIS ARTIGOS: