Depressão pós-parto: Causa, sintomas e tratamento
Por muito que um bebé seja planeado, desejado e muito amado, a recente mamã pode sentir alguma tristeza e irritabilidade, ou seja, pode estar a sentir uma depressão pós-parto. Algumas mulheres nem chegam a sentir a depressão, mas em alguns casos a depressão pós-parto é bastante grave e necessita de um acompanhamento médico.
O nascimento de um bebé é um momento muito especial para todas as famílias, no entanto, algumas mães não conseguem viver este momento em toda a sua plenitude, a depressão pós-parto deve ser detetada e tratada o mais cedo possível, ainda existe muito o receio de assumir que se sofre de uma depressão pós-parto, mas parte do tratamento passa por admitir que tem um problema.
Na maioria das vezes as mães sentem algum receio em revelar os seus sentimentos. Existe ainda o sentimento de culpa de associar a depressão ao fato de não amara a crianças, o que é toralmente errado.
Causa da depressão pós-parto
A depressão pós-parto ocorre, na sua maioria, 3 meses após o parto, mas pode acontecer mais cedo logo a seguir ao parto ou até 1 ano após o parto.
A principal causa para o seu aparecimento são as alterações nos níveis hormonais.
O corpo da mulher passou por muitas alterações, a juntar ao cansaço, privação de sono, medo de não cuidar bem do bebê as hormonas podem levar o organismo a reagir de forma negativa.
Sintomas de depressão pós-parto
Os sintomas variam muito de mulher para mulher. Os sintomas da depressão pós-parto são os mesmos da depressão comum.
A mulher não deve ter medo de mostrar a sua situação, deve consultar o médico a partir do momento que nota que algo não está bem. quanto mais depresse se tratar mais rapidamente vai conseguir viver a maternidade na sua plenitude.
Irritação;
Sensação de ansiedade;
Tristeza;
Falta de apetite;
Sensação de inutilidade ou perda
Falta de energia e de prazer em actividades do dia-a-dia;
Falta de concentração;
Problemas em dormir;
Em casos muito graves a mãe pode mesmo rejeitar o bebé e ser incapaz de se cuidar de si e do seu bebé, é importante que o pai e as pessoas mais próximas estejam atentos quando a mãe apresenta alguns destes sintomas, é importante consultar um médico o mais cedo possível.
Tratamento da depressão pós-parto
Na consulta o médico os sinais ou riscos de uma depressão.
O tratamento para a depressão pós-parto passa muitas vezes pelo uso de medicamentos, terapia ou uma combinação dos dois.
Os medicamentos utilizados são compatíveis com a amamentação.
MAIS ARTIGOS: