Dormir com o Bebê na Cama dos Pais: Tem problema?
Logo que o bebê chega a casa fica difícil se desgrudar dele, sendo que, alguns pais têm o hábito de deixar o bebê dormir na cama do casal, porém, esse hábito é muito criticado por especialistas porque pode trazer sérios riscos à criança.
Os bebés podem dormir na cama dos pais?
A resposta é sim, porque os bebês são muito pequenos, frágeis e podem ser sufocados pelos pais durante o sono, mas, como essa fase dos primeiros meses de vida do bebê é muito desgastante, vários pais optam por deixar o bebê dormindo na cama acreditando que seja mais prático, já que, isso ajuda na hora de amamentar, nos cuidados e ainda deixa a criança mais próxima, porém, dormir na cama dos pais é um grande risco.
Pesquisas comprovaram que deixar o bebê dormir na cama dos pais não é uma boa porque, além dos riscos do sufocamento, o bebê tem mais chances de morte súbita, sem falar dos riscos de engasgar com algo e dos problemas futuros, porque dormir na cama dos pais deixa as crianças dependentes, e isso pode continuar na vida adulta.
Existem os casos em que colocar o bebê para dormir na cama dos pais é ainda mais desaconselhável, isso acontece quando os pais têm sono pesado, tomam medicamentos para dormir e fumam ou consumem drogas, porque aí os riscos para o bebê dobram.
O hábito de deixar o bebê dormir na cama dos pais é muito antigo, por isso muitos pais não abrem mão de deixar a criança mais próxima, contudo, antes de fazer isso é preciso tomar certos cuidados.
Cuidados que devem ser tomados antes de colocar o bebê para dormir na cama do casal
1 - Nunca deixe o bebê sozinho na cama, quando não puder ficar com ele prefira mantê-lo no berço que é muito mais seguro.
2 - Coloque o bebê para dormir na cama sempre de barriga para cima.
3 - Não deixe outras crianças dormirem com o bebê na cama porque podem machucá-lo.
4 - Invista em um colchão firme e prefira uma cama baixa.
5 - Prenda bem o lençol de baixo do colchão para que ele fique firme e não use nada que possa provoca sufocamento do bebê como edredons, cobertores e travesseiros.
6 - Evite usar camisola e pijamas com fitas e cordões, e muito menos use bijuterias e joias na cama.
7 - Deixe a cama mais segura para o bebê verificando o entorno como: entre a cama e parede ou a cabeceira, se tiver espaço preencha com toalhas enroladas e não deixe nada que a criança possa ficar presa.
8 - Jamais deixe na cama ou próxima dela, como em cômodas, objetos que o bebê possa pegar como produtos de beleza, corda de persianas e abajures.
MAIS ARTIGOS: