Estudo revela relação entre consumo excessivo de açúcar e mau comportamento
O açúcar é considerado a grande droga da atualidade. Especialistas revelam que o consumo de açúcar pode estar associado ao mau comportamento das crianças.
Atualmente existe uma oferta muito variada de alimentos açucarados. Estes são demasiado apelativos e são os favoritos dos mais pequenos.
Para além dos problemas de saúde como diabetes, o açúcar pode ser o responsável pelo mau comportamento das crianças.
Relação entre consumo excessivo de açúcar e mau comportamento
Um estudo realizado em 26 países europeus comprovou que a ingestão em grande quantidade de comidas e bebidas açucaradas pode levar a comportamentos de risco pelas crianças.
Os estudos publicados na revista científica Social Science & Medicine, foi coordenada pelas cientistas Zlata Bruckauf, consultora da Unicef, e Sophie D. Walsh.
Foram estudadas 140 crianças com idades compreendidas entre os 11, 13 e 15 anos que ingeriam grande quantidade de produtos açucarados.
Os resultados revelam:
78% apresentaram maior probabilidade de se comportar mal
69% estão mais predispostos a praticar bullying
72% a consumir bebida alcoólica e 89% ao tabagismo.
Conclusão:
O estudo revela que o açúcar e a sua ingestão está ligado às emoções, eles são muitas vezes moeda de troca para os bons comportamentos.
Os pesquisadores destacam que os pais devem encarar o excesso como um sinal de alerta.
Supõe-se que o consumo de açúcar seja tão viciante quanto o consumo da cocaína e outras drogas. A falta do consumo pode levar a criança a sentir dores de cabeça, tontura, ansiedade e fadiga.
As crianças podem consumir, mas de forma controlada e evitando os excessos. A grande dificuldade é controlar o seu consumo fora de casa.
Os pais devem fomentar uma alimentação saudável e equilibrada desde cedo. O fato da criança comer doces e não ser gorda não quer dizer que não seja afetada pelos malefícios do açúcar.
Como tudo na vida vida, a sua ingestão deve ser equilibrada.
MAIS ARTIGOS: