Exercícios que Facilitam o Parto Normal

exercicios parto normal

Os exercícios físicos são fundamentais para a saúde e bem-estar de todas as pessoas, não importando a sua idade ou condição física.

Quando uma mulher fica grávida, ela começa a se cansar facilmente e quanto mais o tempo passa, a sua barriga pesa e ela evita de todas as formas se movimentar. Entretanto, isso pode fazer muito mal ao feto.

Os exercícios físicos fazem bem para a gestante e seu bebê. Sem falar que eles podem ajudar no parto normal.

Para as mulheres que já estão com a gravidez avançada e querem um parto normal, aqui vão alguns exercícios que ajudarão muito.

Table
  1. Exercícios para facilitar o parto normal
  2. Exercícios de Kegel

Exercícios para facilitar o parto normal

Caminhada

Caminhar é um exercício de leve impacto que pode ser feito pelas grávidas sem problema algum. Esse exercício pode ajudar com que o bebê se encaixe normalmente na pelve da mãe, o que tornará o parto normal um pouco mais fácil. A dica é caminhar todas as manhãs, por cerca de meia hora, usando uma roupa e calçados confortáveis.

Subir escadas

Subir escadas é um bom exercício para movimentar o corpo. As grávidas que sobem e descem escadas podem ajudar com que seus bebês fiquem na posição correta para nascer.

Dançar

A dança é um exercício maravilhoso, porque melhora a saúde, faz perder peso e ajuda o bebê a se encaixar no local certo para nascer.

Ficar de cócoras

Além dos exercícios físicos citados acima, outra maneira de facilitar o parto normal é ficar de cócoras. Essa posição força o bebê a ficar encaixado no local certo para que ocorra sem problemas o parto normal.

Exercícios de Kegel

De acordo com especialistas, outra forma de auxiliar no parto normal é a grávida treinar o controle sobre a musculatura do assoalho pélvico. Isso pode ser feito por meio dos exercícios de Kegel.

A técnica consiste em contrair e relaxar o músculo pubococcígeo (que vai do osso púbico até o cóccix e que forma a base da cavidade pélvica). É o mesmo movimento que fazemos quando queremos interromper a evacuação ou a micção.

O controle e bom condicionamento dessa musculatura, junto com o esforço do abdômen, pode facilitar muito a hora da expulsão do bebê no parto normal.

As gestantes podem e devem praticar exercícios, bastando ter cuidado para não realizar atividades pesadas.

Os exercícios garantirão uma gestação saudável e a mãe não ganhará tanto peso.

Portanto, se pensa em passar por um parto normal, comece a praticar os exercícios citados acima para facilitar esse momento.

Lembrando que é necessário fazer apenas um desses exercícios, pois, todos são benéficos para a saúde. As grávidas também não podem abrir mão de um pré-natal de qualidade.

MAIS ARTIGOS: