Quarta-feira , Outubro 5 2022
rotular criancas

Porque Não Devemos Rotular as Crianças

Criar as crianças da forma correta é muito difícil, porque cada família tem uma maneira diferente de pensar a respeito da criação dos pequenos. Entretanto, algumas coisas servem para todas as crianças, independente das suas famílias, como rotular os pequenos.

Os pais erram muito em rotular seus filhos. Embora todas as crianças tenham seus nomes, os pais, o restante da família e até os amigos costumam dar rótulos a elas como: chorão, briguento, tímido, bonzinho, gênio, medroso entre outros.

Veja aqui alguns pontos importantes.

Rotular as Crianças pode Prejudicá-las no Futuro

A revista Crescer fez uma enquete em seu Facebook, na qual 55% dos pais admitiram que têm esse hábito de rotular seus pequenos.

O problema é que quando os pais dizem a todo momento “ele é um sabe tudo, sempre responde antes de todos na sala”, “ele chora por qualquer coisa”, “ele é tímido, não consegue dar oi para as pessoas”, e tudo mais, eles estão criando estigmas que os filhos podem carregar por toda a vida.

De acordo com especialistas, dar etiquetas às pessoas não é bom, pois, cada uma tem sua forma de se expor e sua maneira de lidar com a vida. Nomear as crianças de acordo com um padrão acaba causando efeito contrário, a pessoa fixa isso ao seu nome próprio.

As crianças e os Rótulos

As crianças são seres humanos que estão em formação, em desenvolvimento da sua personalidade e do seu caráter.

Quando rotulamos as peculiaridades de uma criança, sejam físicas ou emocionais, estamos não só predeterminando o que são ou serão, como também estamos reduzindo as suas possibilidades de experimentação.

O ser humano é rico em diversas capacidades e potenciais e reduzir as crianças em uma única característica é impedir a imensidão de possibilidades de serem tantas coisas ao mesmo tempo.

Para os adultos já é difícil saber quem são, imagine as crianças que ainda não sabem ao certo o que são ou o que serão.

Mesmo os apelidos mais carinhosos, ditos com a melhor intenção do mundo, mas que apontam para um traço físico ou comportamental, pode prejudicar não só a personalidade da criança como também a relação entre pais e os filhos.

Em fim valorizar também apenas um conjunto de características de acordo com o gênero acaba limitando as crianças. Os pequenos precisam ser reconhecidos por todas as suas qualidades e defeitos, somente assim, as crianças poderão se tornar adultos saudáveis e sem complexos.

Rotular as crianças, portanto, não é indicado, pois as crianças ficam marcadas pelos rótulos e isso prejudica o seu desenvolvimento. Então tente não criar rótulos para seus filhos, e cuide para que eles tenham uma vida saudável e boa.

CONFIRA

Evitar os Enjoos Durante a Gravidez

Como Evitar os Enjoos Durante a Gravidez

A gravidez é um momento especial na vida de todas as mulheres, porém, têm as …