Probiótico Ajuda no Alivio das Cólicas do Bebe

Quando um bebê nasce, muitos pais, principalmente, os de primeira viagem se assustam com um ser tão pequeno e frágil que depende deles para tudo.

Um recém-nascido exige muitos cuidados e carinho para que se desenvolva da forma correta.

Quando um bebê chora ele desespera a todos, pois, como ele não pode falar não tem como ele dizer o que está sentindo, ficando por conta da mãe descobrir o real motivo do choro.

Uma criança pode chorar por vários motivos como: sono, fome, frio, calor, cansaço e cólicas.

As cólicas são dores fortes que os bebês sentem na barriga, porque seu intestino ainda está aprendendo a digerir o leite da sua mãe e isso pode causar muitas dores.

A boa notícia é que uma pesquisa encontrou um ingrediente que pode aliviar essas dores.

Probiótico ajuda a aliviar as cólicas do bebê

O probiótico é eficaz para controlar a inflamação intestinal, e, portanto, o choro do pequeno. De acordo com a “Revista Crescer”, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, na Austrália, cruzaram informações de pesquisas feitas com 345 bebês na Itália, Austrália, Canadá e Polônia.

Quando o choro exagerado começava, parte dos bebês tomava placebo e outra parte tomava um tipo de probiótico chamado Lactobacillus reduteri (L reuteri), que já a algum tempo é indicado por pediatras para aliviar os sintomas da cólica.

O estudo comprovou que o grupo de bebês que tomava o probiótico tinha duas vezes mais chances de diminuir o choro em 50% ao longo de um mês. A diminuição do tempo diário de choro foi de 13 a 15 minutos.

Embora o resultado da pesquisa afirme que o probiótico diminua os sintomas das cólicas, é importante que o tratamento seja avaliado caso a caso. A teoria é que os probióticos mudam a flora intestinal do bebê, diminuindo a inflamação e, por consequência, as dores e o choro.

É importante dizer que cada tipo de probiótico funciona de uma forma diferente. Sendo que o L reuteri foi o único que os cientistas conseguiram comprovar sua eficácia com segurança para os bebês.

O que são probióticos?

Probióticos são micro-organismos vivos que quando são consumidos em quantidades certas causam efeito benéfico para a saúde, ajudando na prevenção ou no tratamento de doenças intestinais.

As fontes mais conhecidas com esses pequenos seres vivos são os iogurtes, mas nem todos têm probióticos. E mesmo os iogurtes que tem probióticos devem ter o consumo orientado pelo médico, especialmente, se for destinado para as crianças.

De acordo com especialistas, nos últimos dez anos, cresceu o interesse em tratamentos com probióticos, mas são várias espécies e nem todas funcionam para aliviar as cólicas e outras doenças do trato intestinal.

Advertisement