Resguardo quebrado: Mitos e verdades
Independente se a mulher teve o filho por cesariana ou parto normal é preciso manter o resguardo por 40 dias. Esse tempo serve para o corpo da mulher se recuperar depois de passar por diversas mudanças e impactos no decorrer da gestação.
Algumas mulheres não respeitam esse período e acabam não seguindo as recomendações médicas.
O resguardo quebrado acontece quando a mulher faz certas coisas como ter relações sexuais no período decorrente ao parto o que pode acarretar uma série de problemas como dores e infecções vaginais, e no marido infecção prostática.
Muita coisa é dita sobre o resguardo quebrado, certamente já ouviu sua mãe ou avó falar que você não pode fazer isso ou aquilo.
Resguardo quebrado: Mitos e verdades
Para ficar mais por dentro do assunto e saber tudo o que é importante no período pós-parto é preciso conhecer todos os mitos e verdades do resguardo quebrado.
Impossível engravidar durante no pós-parto
Isso é um mito, pois, mesmo sabendo que o período fértil da mulher volta apenas 45 dias após o parto, existe a chance de acontecer uma nova gravidez nesse período, as chances são poucas mais existem.
Proibido lavar a cabeça
Mito! Nada impede da mulher lavar o cabelo e manter seus hábitos de higiene, essa crença de que lavar a cabeça durante o resguardo impedia que o sangue do útero descesse é crença do passado.
O cabelo cai
Verdade, isso acontece por causa das alterações hormonais, outro fatores que podem desencadear o problema da queda de cabelo são: estresse, cansaço e alimentação ruim.
Desejo sexual diminui
Verdade! É comum as mulheres não terem desejo sexual durante o resguardo porque os hormônios diminuem, outro fator é a exaustão causada pela rotina do bebê.
Proibido se depilar
Mito, a mulher pode se depilar sim, só é preciso ter mais cuidado na forma e produtos usados na depilação, já que, esse é um período mais frágil que pede mais cuidados.
Depressão só quem já teve
Mito, qualquer mulher pode ter depressão no pós-parto, levando em conta que esse é um momento difícil cheio de mudanças, transformações e inseguranças.
Proibido carregar peso
Verdade, já que, o corpo da mulher está mais frágil e se recuperando, tentar manter o repouso e não fazer esforço é a melhor opção para não quebrar o resguardo.
Não fazer exercício
Mito, apesar desse ser um período de descanso, os exercícios fazem bem em todas as fases da vida, porém, durante o resguardo pegue leve e aposte em atividade leves como caminhadas curtas, isso ajuda também a evitar o estresse, pois, sair um pouco para espairecer e conversar com as amigas ajuda muito.
MAIS ARTIGOS: