Dicas para Evitar Inchaço Durante a Gestação
Uma gravidez não é uma doença, mas durante a gestação o corpo sofre bastantes mudanças devido às alterações hormonais e ao aumento do peso.
O inchaço é um dos problemas que afeta a maioria das grávidas, especialmente, no final da gravidez. A gestante pode sentir os pés inchados e doloridos, as pernas cansadas e até os anéis podem deixar de servir.
Este inchado aumenta mais ao fim do dia, depois de muito tempo a pé e nos dias de maior calor, por norma, é apenas mais um sintoma da gravidez mas em conjunto com outros sintomas precisa de uma avaliação médica.
Causas do inchaço na Gravidez
O inchaço, ou edema, ocorre devido à retenção de líquidos e ao aumento da barriga que comprime os vasos sanguíneos que impedem a boa circulação e lavam ao inchaço.
5+ Dicas para prevenir o Inchaço durante a Gestação
Não existe nenhuma solução milagrosa para este problema, mas a grávida pode amenizar o inchaço tendo alguns cuidados como o controle do aumento do peso.
Um aumento excessivo de peso agrava este problema uma vez que que dificulta a circulação do sangue. Faça uma alimentação saudável e equilibrada.
Outro fator que leva a uma maior retenção de líquidos e, consequentemente, ao inchaço é o sal. Diminua o consumo de alimento salgados e enlatados, prefira temperar a sua comida com ervas aromáticas.
Beba bastante água, a água mantém o corpo bem hidratado e ajuda na circulação do sangue.
O médico pode ainda recomendar o uso de meias elásticas para a circulação, use apenas com o aconselhamento do médico que segue a sua gravidez.
Use sempre sapato confortável e com bom apoio.
Mesmo com todos os cuidados a grávida pode chegar ao fim do dia com as penas e os pés inchadas, sempre que tiver oportunidade deite-se de forma confortável e coloque as pernas num nível superior para manter a circulação do sangue. Pode ainda elevar as penas da sua cama colocando uma almofada debaixo do colchão.
MAIS ARTIGOS: