Comer frutas: 14 dicas de como incentivar esse hábito
Após o período de amamentação exclusiva (até os 6 meses de idade) chega de provar os primeiros alimentos. É nessa fase que os bebês aprendem a comer frutas, em forma de papinhas!
Nessa fase da vida é muito simples oferecer esse tipo de alimento. Porém, a medida que as crianças crescem, dependendo do tipo de incentivo que elas tiverem, acabam por parar de comer frutas e isso não é legal.
Os nutrientes e vitaminas que elas oferecem são essenciais para o desenvolvimento, assim como fortalece o sistema imunológico.
- Benefícios de comer frutas
- Como incentivar as crianças a comer frutas
- Dê o exemplo
- Coloque uma fruta na lancheira
- Leve a criança para o mercado ou feira
- Tente variar as opções
- Convide a criança a preparar
- Ofereça sucos (mas não com muita frequência)
- Fale sempre qual é a fruta oferecida
- Não faça chantagem para comer fruta
- Tenha sempre frutas em casa
- Aposte em brinquedos de frutas
- Prepare uma receita de sorvete com frutas
- Ofereça para os amiguinhos em casa
Benefícios de comer frutas
Além de oferecer vitaminas e minerais essenciais para a saúde do organismo, também existem outras vantagens relacionadas, como por exemplo:
Melhora o humor: vitamina B6 e magnésio que regulam a parte neurotransmissora do corpo;
Ajuda na absorção de nutrientes: como a vitamina C presente na laranja, limão e morango;
Reduz a fome: uma alternativa saudável de lanche entre as refeições;
Controla o colesterol: inclusive em crianças, que também estão sujeitas a alterações.
De acordo com o especialista em pediatria, Dr. Yechiel Moises Chencinski, é muito importante comer frutas, mas elas não devem ser substituídas pelo suco! Apesar de parecer ser o mesmo alimento, o fato de ser processado de forma diferente, também faz mudar o Índice Glicêmico. A fruta in natura possui índices mais baixo do que na versão do suco.
Por exemplo, o IG da laranja é 42 e o do suco de laranja é 52; o da maçã é 38 e do seu suco, 40. Parece muito pouco, mas esses valores fazem toda a diferença na qualidade de vida e saúde do bebê, criança e adultos. Ele é responsável pelo "açúcar" no sangue, elevando a glicemia. Quando esse nível fica constantemente elevado, pode induzir a uma maior resistência à insulina, causando Diabetes do tipo 2.
Como incentivar as crianças a comer frutas
Agora que você já sabe os benefícios e a importância de criar um hábito saudável nas crianças, veja como você pode incentivar, de forma simples, para que elas ganhem o gosto por comer frutas:
Dê o exemplo
Dar o exemplo às crianças é o melhor método para que elas passem a comer frutas por gosto e não por obrigação. Portanto, crie este hábito em casa e, sempre que for comer uma, ofereça também!
Coloque uma fruta na lancheira
Quando começar a fase da escolinha, prepare o lanche da criança com pelo menos uma opção de fruta. Mas nada de brigar com ela, caso a fruta volte para casa.
Tente ensinar, conversar e explicar que é preciso comer, por ser saudável e fazer bem para o organismo.
Leve a criança para o mercado ou feira
Que tal experimentar levar o seu filho para a feita ou mercado, para que ela possa se interessar mais pelos alimentos, sentindo-se parte do processo? Essa também é uma alternativa simples e que pode gerar muitos aspetos positivos.
Converse, mostre e ensine as cores e nomes das frutas para que ela tenha interesse em comer frutas!
Deixe experimentar
E, se por acaso ela te pedir para experimentar a fruta (no mercado ou em casa), dê a ela! Nada de restringir esse tipo de comida.
As preferidas do paladar infantil são: banana, tangerina, melão, mamão, melancia e morango.
Tente variar as opções
Até os 6 meses de idade o bebê só experimentou o leite materno, portanto, qualquer alimento diferente deste será uma novidade. Por isso é importante oferecer a maior variedade possível de frutas para comer.
Assim ela vai experimentar e se adaptar a todos esses sabores.
Use a criatividade
Já pensou em preparar pratos divertidos para que seu filho goste de comer frutas? Cortar em cubinhos, corações, estrelas, tiras ou até mesmo formar personagens e desenhos.
Também pode pedir ajuda a criança para "desenhar" (depois de cortado) ou então para montar um espetinho com os pedaços cortados.
Convide a criança a preparar
Tal como na dica anterior, é interessante chamar a criança para participar do processo. E pode ser qualquer um: lavar a fruta; escolher e pegar na geladeira; descascar e/ou cortar (sob supervisão, se ela já tiver idade suficiente).
Ofereça sucos (mas não com muita frequência)
A partir de um ano de idade, como sugere o pediatra Dr. Yechiel Moises Chencinski, é o ideal. Entretanto, essa não deve ser uma opção de substituição, mas sim uma alternativa para de vez em quando.
Fale sempre qual é a fruta oferecida
Muitos pais tentam esconder, disfarçar ou não contam para os seus filhos qual é a comida que vão lhe dar. Por um tempo essa técnica pode até resultar, mas a longo prazo não, pois não ensina a criança a gostar, não incentiva, mas sim a engana.
Portanto, converse e conte sempre o que está no prato, para ela aprender.
Não faça chantagem para comer fruta
Na mesma lógica do tópico acima, não é interessante fazer chantagem para que a criança passe a comer frutas.
Forçá-la, mais uma vez, não fará com que ela crie o hábito, mas sim que só aceita se alimentar na base da chantagem.
Tenha sempre frutas em casa
Não é preciso comprar em excesso! Aproveite as frutas da época e tenha algumas em casa para que, quando reclamarem de fome, possa ser uma opção de lanche.
Aposte em brinquedos de frutas
Uma opção interessante é dar brinquedos (de acordo com a idade) que represente as frutas que ela irá experimentar! Fazer a associação entre o brinquedo e o alimento, aprender o nome e brincar é uma combinação perfeita para ensinar.
Prepare uma receita de sorvete com frutas
Para os dias de calor, aposte em criar em casa picolé ou sorvete de frutas. Você pode fazer o suco, sem açúcar e colocar em forminhas para congelar (picolé ou chup-chup). Outra alternativa bem simples é congelar a fruta e depois bater no liquidificador: fica igual a sorvete!
Ofereça para os amiguinhos em casa
Quando tiver reunião dos amiguinhos, festinhas ou qualquer outra oportunidade com várias crianças, ofereça as frutas cortadinhas e picadinhas.
A criança quando vê outras comendo, também ficará com vontade, curiosidade e poderá, a partir dessa interação, querer comer também!
Portanto, se quer que seus filhos amem as frutas, siga as dicas acima. Lembrando-se de sempre usar a criatividade, oferecer opções variadas e ter muita paciência, pois, não vai adiantar obrigar seus filhos a comerem frutas.
MAIS ARTIGOS: