Qual a Importância do Iodo na Gravidez

Importancia do iodo na gravidez

O iodo é um nutriente essencial na saúde humana, sendo especialmente importante durante e gravidez, já que a sua deficiência pode provocar problemas de desenvolvimento ou mesmo o aborto.

O iodo é um nutriente presente especialmente em peixes e algas marinhas, tendo um papel fundamental na formação das hormonas.

Confira de seguida qual a importância do iodo na gravidez.

Table
  1. Importância do iodo na gravidez
    1. Iodo na alimentação
    2. Suplemento de iodo na gravidez
    3. Alimentos Ricos em Iodo

Importância do iodo na gravidez

importancia iodo gravidez

Se existir falta de iodo, não haverá uma produção correta de hormonas, com efeitos nefastos para a saúde do bebé.

É por isso importante verificar regularmente a quantidade de iodo no sangue durante a gravidez, para saber se os níveis estão adequados.

Os valores de iodo considerados adequados encontram-se entre 100 a 299 mcg/L, sendo o ideal que se encontrem entre os 150 a 249 mcg/L.

Iodo na alimentação

A quantidade de iodo recomendada durante a gravidez é de 200 a 250 mcg, o que equivale a uma chávena de leite, duas fatias de queijo, uma posta de salmão e um ovo.

Como vê, é uma quantidade fácil de atingir para qualquer pessoa, esteja grávida ou não.

Além disso, em muitos países, como no Brasil, o sal é normalmente enriquecido em iodo, o que ajuda a alcançar a ingestão mínima recomendada.

Suplemento de iodo na gravidez

Nalgumas situações onde os valores de iodo estejam demasiado baixos, o médico obstetra pode prescrever a toma de suplementos de iodo, através de comprimidos de 150 a 250 mcg de iodeto de potássio, que têm de ser ingeridos diariamente.

Esta suplementação pode ser feita antes de iniciar a gravidez, durante a gestação, ou mesmo depois, enquanto estiver a amamentar.

Alimentos Ricos em Iodo

Se pretende aumentar a ingestão de iodo de uma forma natural, há vários alimentos ricos neste nutriente, que pode reforçar na sua alimentação.

Assim, alimentos como peixes, marisco, frutos do mar, e outros de origem marinha, irão ajudar a aumentar a quantidade de iodo ingerida.

Além disso, pode utilizar o sal iodado, não devendo no entanto ultrapassar uma colher de chá por dia.

MAIS ARTIGOS: