Microcefalia: Sintomas e Tratamentos
Devido principalmente ao surto de microcefalia que ocorreu no Brasil depois da chegada do zica vírus, as pessoas, especialmente as mulheres em idade fértil que podem engravidar a qualquer momento, ficaram muito interessadas e preocupadas em relação a essa coisa de nome tão assustador.
As mulheres grávidas em especial passaram a viver um terror insuportável, com medo de contrair a doença e ter seus filhos com deficiências permanentes.
Porém tudo que é desconhecido e assombroso deve ser desvendado e dominado por todos, pois a informação é a melhor ferramenta para esclarecer dúvidas e questionamentos.
Esse é o pressuposto fundamental desse artigo, destrinchar esse grave problema de saúde pública para que você tenha as ferramentas para compreender e combater a microcefalia de modo adequado e eficaz, evitando se possível ter um filho vítima dessa má formação e se isso não for possível,para entender melhor a doença e saber buscar o tratamento mais correto .
O que é microcefalia ?
A microcefalia é um problema neurológico muito raro em que o crânio e o cérebro de um bebê são bem menores do que o normal para bebês recém-nascidos.
A microcefalia é diagnosticada na maioria dos casos logo depois do nascimento e é resultado de um crescimento insuficiente do cérebro do bebê durante a gestação.
Infelizmente as crianças portadoras de microcefalia apresentam problemas em seu desenvolvimento na totalidade dos casos.
Não existe ainda um tratamento capaz de reverter totalmente a microcefalia, fazendo com que só se possa melhorar os seus efeitos com os tratamentos hoje à disposição.
A microcefalia pode ser causada por problemas ambientais e genéticos.
Causas da microcefalia
Quando o cérebro da criança não cresce normalmente durante a gestação ou até mesmo durante a infância se configura a microcefalia.
As causas da microcefalia podem ser de cunho genético. Estas doenças são:
- Síndrome de Down;
- Síndrome de Seckel;
- Síndrome de Smith-Lemli–Opitz;
- Síndrome de Edwards;
- Síndrome de Cornélia de Lange
- Síndrome Cri Du chat
- Síndrome de Rubinstein - Taybi.
- Existem ainda causas não genéticas para a terrível microcefalia, que são;
- Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez;
- Desnutrição grave na gestação;
- Toxoplasmose congênita na gravidez;
- Infecção congênita por citomegalovírus;
- Fenilcetonúria materna;
- Rubéola congênita na gravidez;
- Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê;
- Zica vírus durante a gravidez.
Tratamento da microcefalia
Como já foi dito, ainda não existe uma forma de fazer o cérebro da criança chegar ao tamanho normal.
Portanto o tratamento consiste em terapias capazes de melhorar as habilidades cognitivas da criança, como por exemplo, fonoaudióloga, fisioterapia, terapia ocupacional entre outras.
MAIS ARTIGOS: